Microsoft lança cross-save entre Xbox e Steam

A Microsoft acaba de oficializar o PlayFab Game Saves, uma solução inovadora desenhada para simplificar o cross-save entre plataformas. Numa primeira fase, esta funcionalidade permite sincronizar o progresso do jogador entre consolas Xbox e PC (via Steam e outras lojas), ligando os dados ao jogo propriamente dito, em vez de os associar a um dispositivo ou conta específica. Graças ao armazenamento cloud “geo-aware” e sincronização automática, os jogadores podem trocar de máquina e continuar tão depressa como pararam, seja online ou offline, e até receberão indicações se houver conflitos ou decisões a tomar durante o processo de sincronização.

Além do cross-save entre Xbox e Steam, a PlayFab foi desenhada para minimizar perda de dados ou estados inconsistente. Entre as funcionalidades extra estão previsão de rollback rápido, sincronização rápida entre regiões e proteção especial contra ficheiros de gravação corrompidos ou versões desencontradas. Cada gravação pode ser recuperada, mesmo em caso de falha, tornando o cross-save mais seguro do que nunca.

Para os produtores, a novidade é ainda mais relevante: elimina a complexidade de criar soluções próprias para cross-progression (algo que até agora dificultava a vida de muitos estúdios, sobretudo os mais pequenos), trazendo ferramentas prontas a usar no ecossistema Azure. Apesar de estar, para já, disponível apenas em preview pública e restrita a Xbox, Steam e loja PC, a Microsoft já confirmou a intenção de expandir a funcionalidade a outras plataformas no futuro.

A aposta faz ainda mais sentido com a chegada do Xbox ROG Ally, garantindo que os jogos compatíveis podem ser continuados entre portátil, PC ou consola sem perder progresso. Resta agora às editoras e equipas aderirem e aproveitarem a nova tecnologia, abrindo caminho para uma era multiplataforma verdadeiramente integrada, onde jogar onde quiser, quando quiser, é finalmente possível para todos.

Fonte: Game Rant