Midnight Murder Club – Análise

Midnight Murder Club é um jogo multiplayer de tiro na primeira pessoa (FPS) ambientado numa mansão vitoriana totalmente às escuras. Desenvolvido pela Velan Studios, o mesmo estúdio de Mario Kart Live Circuit e Knockout City, o jogo chegou ao mercado após um período de acesso antecipado iniciado em março de 2025. A versão final está disponível para PC e PlayStation 5, incluindo crossplay e cross-progression para facilitar a integração entre plataformas.

A proposta original do jogo é ser uma mistura de esconde-esconde com FPS, onde a escuridão total é o cenário principal. O jogador está armado com um revólver de seis balas e uma lanterna que pode ser ligada ou desligada estrategicamente. O jogo explora muito a tensão criada pela escuridão e pelo som, já que ouvir passos, sussurros e risos próximos pode dar pistas sobre a localização dos inimigos, mas também expõe a sua própria posição. Essa dinâmica faz com que cada decisão de acender a lanterna seja um risco ou recompensa: revelar-se para atacar ou permanecer oculto e esperar o momento certo.

A mansão de Wormwood, cenário único do jogo, está completamente às escuras, iluminada apenas pelas lanternas dos jogadores. A iluminação dinâmica e efeitos de partículas, como poeira no ar, ajudam a criar uma ambientação única, que é ao mesmo tempo tensa e assustadora. Embora o mapa seja bem detalhado, o fato de existirem apenas um mapa limita a longevidade e a variedade de jogo a longo prazo.

O som 3D é um elemento fundamental, permitindo que o jogador escute passos, portas a abrirem-se, disparos e os sussurros dos adversários num sistema de chat por proximidade. Isso cria uma camada tática de “mind games” e aumenta bastante a tensão, já que os sons revelam posições mas também podem indicar armadilhas ou intenções.

Modos PvP Clássicos: Inclui Free-for-All, Team Deathmatch, entre outros, focados no confronto direto entre até seis jogadores. Wildcards: Um sistema inovador onde cada jogador pode escolher cartas que alteram as regras da partida, como todos terem cabeças grandes, deixarem rastos luminosos, explodirem em chamas ao morrer, ou encolherem de tamanho após levar um tiro fatal. Essas cartas criam partidas imprevisíveis e muito divertidas, com milhões de combinações possíveis.

Modo PvEAlém da Meia-Noite”: Um modo cooperativo para um ou dois jogadores que enfrentam demónios e monstros enquanto procuram purificar relíquias amaldiçoadas na mansão, adicionando um elemento diferente de desafio e exploração para quem prefere jogar com amigos contra a IA.

O jogo não possui sistema de progressão, nem personalização de armas ou personagens. Todos jogam com o mesmo revólver e o único mapa é a mansão. Essa ausência de personalização pode ser vista como uma desvantagem para jogadores que valorizam progresso e variedade. No entanto Midnight Murder Club suporta crossplay completo entre PC e PS5, o que ajuda a manter as partidas ativas. Além disso, o sistema de passe de convidado permite que até cinco amigos joguem sem precisar comprar o jogo, o que facilita formar grupos e aumenta a acessibilidade da comunidade ao jogo.

Os gráficos são funcionais, focados na criação de uma atmosfera de terror e suspense, com iluminação dinâmica que destaca áreas iluminadas pelas lanternas e sombras densas que mantêm o jogador em estado de alerta constante. A mansão tem um estilo gótico e clássico que ajuda a imergir no clima do jogo, ainda que um único mapa torne a experiência visualmente repetitiva depois de certo tempo.

O áudio, como já dei a entender, é um dos pontos mais fortes do Midnight Murder Club, com som 3D muito bem implementado que ajuda na localização dos inimigos e na criação de uma ambientação tensa, fundamental para a proposta do jogo, que na PS5 entrega uma experiência fluida e imersiva, especialmente se jogado com headset para tirar proveito do som 3D. O uso do comando é intuitivo e responsivo, mas existe uma ligeira desvantagem competitiva em jogos crossplay contra jogadores no PC com rato e teclado, que normalmente têm maior precisão.

De revólver na mão para eliminar os inimigos.

O jogo é mais divertido jogado com amigos, criando momentos de tensão, sustos e risadas. O espírito de esconde-esconde com armas torna as partidas rápidas e memoráveis. Ainda assim, a falta de modos ou mapas adicionais pode limitar a longevidade da experiência para quem usa o jogo com muita frequência.

Opinião Final:

Midnight Murder Club é um jogo multiplayer com uma proposta ousada e diferenciada: tirar o foco das armas e mapas para criar uma experiência social focada na tensão, esconde-esconde e diversão caótica na escuridão. A atmosfera, o som 3D e o modo Wildcards são os seus pontos mais fortes, mantendo as partidas vivas e imprevisíveis.

No entanto, o jogo pode não agradar a todos, sobretudo pela falta de conteúdo de longo prazo, progressão ou personalização, e a sua curta variedade de mapas. É um título perfeito para jogar com amigos em sessões ocasionais, criando momentos de puro entretenimento e sustos, mas que pode se tornar enjoativo em longos períodos de jogo “solo”.

Mas se procuram um FPS multiplayer diferente, focado em atmosfera e interação social no escuro, Midnight Murder Club é uma excelente opção para a PlayStation 5, especialmente se jogado em grupo, para aproveitar tudo o que o jogo tem de melhor.

Do que gostamos:

  • Atmosfera única e muito bem construída ao redor da escuridão e do som;
  • Sistema de chat por proximidade que aumenta a imersão e a tensão;
  • Modos Wildcards que mantêm o jogo sempre imprevisível e divertido;
  • Modo PvE cooperativo interessante para variar o gameplay;
  • Passe de convidado para facilitar o jogo em grupo sem barreiras financeiras;
  • Crossplay e cross-progression entre PC e PS5.

Do que não gostamos:

  • Apenas um mapa limita a variedade e longevidade do jogo;
  • Ausência de progressão, personalização e variedade de armas;
  • Pode parecer repetitivo e pouco atrativo para quem joga sozinho ou prefere single player;
  • Jogabilidade pode ficar desigual em crossplay entre comando e rato/teclado.

Nota: 8/10

Análise efetuada com um código PlayStation 5 cedido gentilmente pela distribuidora.