Aparentemente The Evil Within 2 terá uma dificuldade amarga, já que o próprio criador do jogo, Shinji Mikami, recomenda aos jogadores jogarem na dificuldade Casual.
A recomendação foi dada em entrevista à revista japonesa Famitsu, juntamente com o diretor do jogo John Johanas. De acordo com Mikami o jogo terá três níveis de dificuldade: Casual, Survive e Nightmare.
De ressaltar que o primeiro jogo também contava com as mesmas dificuldades, e na dificuldade Casual que seria equivalente à dificuldade Fácil, o jogador não precisava mirar já que o jogo fazia isso automaticamente.
Durante a entrevista Mikami e Johanas também revelaram que o jogo terá menos capítulos, e que o jogo possui uma história verdadeiramente incrível, então seria péssimo se os jogadores não concluíssem o jogo por causa da dificuldade, sendo assim é aconselhado começar por baixo. Apesar disso, o jogo trará um elemento que permitirá aos jogadores jogar ao seu próprio ritmo.
O jogo terá varias ligações com o primeiro jogo, então haverão elementos que vão fornecer informações para aqueles que não jogaram. Entretanto, não foi revelado como isso irá acontecer.
Eles revelaram ainda que o desenvolvimento do jogo teve inicio assim que a equipa concluiu o desenvolvimento de “The Executioner” a terceira e ultima DLC do primeiro jogo. Isso aconteceu durante o verão de 2015.
The Evil Within 2 será lançado no dia 13 de outubro de 2017 (uma sexta-feira) para PC, PlayStation 4 e Xbox One.