Apesar de posteriormente ter recebido duas sequelas, o primeiro jogo da franquia Dark Souls é até hoje um dos mais adorados pelos jogadores, com muitos jogadores e fãs a gastarem bons minutos a elogiar as suas mecânicas, inimigos, bosses e principalmente a sua lore.
Porém, o jogo chegou ao mercado em 2011, então mesmo aqueles mais apaixonados, já consumiram o jogo vezes o suficiente para nada mais os surpreender e a pensar nisso, que nasce o mod Daughters of Ash.
Criado pelo modder, Grimrukh, Daughters of Ash, tem como objetivo mostrar aquilo que a FromSoftware seria capaz se tivesse recebido mais seis meses para desenvolver os diversos conteúdos do jogo. Com isso, o mod adiciona novos bosses que ao contrário de outros mods não foram desenvolvidos com o objetivo de promover uma maior dificuldade, mas sim uma nova jogabilidade através de novos movesets e mecânicas. Além disso, também foram adicionados novos inimigos sendo alguns deles projetados pela própria FromSoftware, mas retirados antes do lançamento.
Daughters of Ash também adiciona novas armas com novas habilidades, equipamentos e itens que inclusive receberam novas descrições, novos NPCs com novas linhas narrativas e até mesmo uma expansão considerável na lore do jogo.
O mod ainda promete oferecer aos jogadores conteúdos que só poderão ser descobertos após finalizar a campanha pelo menos um vez, a oferecer assim aos jogadores um NG+ ainda mais cativante, assim como a FromSoftware havia planeado inicialmente.
De acordo com Grimrukh, o mod foi desenvolvido com mais de mil horas de trabalho entre 2017 e 2018, através de muita pesquisa, excelentes ferramentas de desenvolvimento e é claro um grande apoio da comunidade de modders da franquia Dark Souls. Sendo um mod tão extenso e completo, o próprio criador destaca que alguns bugs podem surgir durante o gameplay e serão gradualmente corrigidos a partir dos comentários da comunidade.
Além disso, assim como a maioria dos mods da franquia Dark Souls, não, oferece qualquer suporte ao modo online, ou seja, é extremamente aconselhado a todos os jogadores desfrutarem dessa experiência offline.
Daughters of Ash por enquanto é compatível apenas com a versão Prepare to Die Edition (2011), porém, o criador já revelou estar a trabalhar numa versão do mod para a versão Remastered (2018) que será lançada até o final de 2019.
Podem descarregar sem qualquer custo adicional o mod através do Nexus Mod, e seguir as instruções dadas pelo criador para instalar e desfrutar da experiência. Abaixo podem ver algumas imagens do jogo com o mod instalado: