Quando Middle-Earth: Shadow of War chegou ao mercado, foi imediatamente criticado tanto pelos jogadores como pela imprensa especializada, devido a terem apostado num sistema de microtransacções num jogo Single Player.
Agora a Monolith Productions utilizou o fórum da WB Games para anunciar que irá retirar as microtransacções de Middle-Earth: Shadow of War.
De acordo com o estúdio, removerem esse sistema irá permitir acrescentar diversas melhorias, inclusive numa das secções da campanha, o “Shadow Wars“, onde os jogadores tem que defender as fortalezas contra os constantes ataques de Sauron.
A Monolith Productions admitiu que as microtransacções, como comprar Orcs mais poderosos com dinheiro real, arriscou comprometer o núcleo do jogo que é o sistema Nemesis, pois reduz a imersão do mundo e o respectivo desafio de construir o teu exército.
Devido a isso chegaram à conclusão de remover as microtransacções (Ouro, War Chests e o Mercado de Shadow of War) de forma a restaurar a premissa central do sistema Nemesis.
De referir que a possibilidade de comprar Ouro com dinheiro real terminará no dia 8 de Maio, mas as microtransacções só serão totalmente removidas no dia 17 de Julho.