Vroom Vroom, lama e quedas, hoje vamos visitar o mundo do Supercross!
Monster Energy Supercross – The Official Videogame 4 é um grande nome para um videojogo, mas uma coisa é certa: dá-nos logo na capa a conhecer tudo sobre ele. É sobre Supercross, é patrocinado pela popular marca de bebidas energéticas Monster, é o jogo oficial da modalidade, e é a quarta instalação da série! Para quem não conhecer a modalidade, basicamente é uma variante de motocross, mas com mais foco no espetáculo para o público, sendo normalmente praticado em estádios, onde são montadas pistas de terra com saltos e obstáculos.
Lançado a 8 de Marco de 2021, Monster Energy Supercross – The Official Videogame 4 chega ao PC, PS4, Xbox One, e ainda às consolas de nova geração Xbox Series e PlayStation 5. A nossa análise foi feita na PlayStation 5, onde o jogo oferece suporte para feedback háptico e gatilhos adaptativos. Os gatilhos fazem especial “marca”, uma vez que é um jogo onde estamos constantemente a controlar aceleração e a dar saltos, e a variação de pressão é muito notória e até agressiva por vezes. Se tiverem o som da TV baixo, só os sons do comando são suficientes para sentir que estão a conduzir uma mota.
O jogo começa com um tutorial, e ainda bem, pois este não é um jogo muito simpático para iniciantes, nem fácil de dominar. O Supercross é um desporto metódico, onde o controlo da mota e do balanço do corpo são essenciais para todas as curvas e todos os saltos, e este jogo não foge à realidade do desporto. Ainda que pudesse ser mais completo, o tutorial faz o suficiente para percebermos os básicos, e depois temos progressivamente mais conteúdo desbloqueado.
O modo de carreira é apresentado em 3 fases de habilidade, e temos que percorrer o caminho natural para chegar a Pro. Há também um sentido de progressão quase RPG com o desbloqueio de habilidades, que fazem bastante efeito na jogabilidade. Ao início pode parecer frustrante, e não sei até que ponto gosto de estar quase propositadamente a começar com um “handicap”, mas passadas algumas horas de jogo dá para perceber o porquê de tornar a progressão mais faseada, dado que é um jogo de habilidade, e isto ajuda a tornar as coisas interessantes durante mais tempo.
Para os jogadores que estejam a migrar de versões anteriores, duas das funcionalidades de marca estão de volta: o editor de pistas e o modo compound. Ainda que não seja uma pessoa muito criativa, aprecio sempre que um jogo com base em pistas ofereça um editor, e o de Monster Energy Supercross – The Official Videogame 4 é muito completo. Sobre o modo compound, devo dizer que foi o modo que me ajudou a manter a sanidade nos momentos iniciais em que não atinava com as mecânicas de jogo. Este modo permite conduzir livremente por uma ilha, com alguns desafios e colecionáveis, e é uma excelente opção para descontrair das partidas mais competitivas.
A nível de apresentação Monster Energy Supercross – The Official Videogame 4 é sólido, mas nada de especial quando analisado mais de perto. Na PlayStation 5 os gráficos são muito nítidos e o desempenho nunca teve problemas. O detalhe está principalmente nos modelos e nas motas, sendo que os terrenos nem sempre são tão detalhados. Mesmo quando são, nota-se alguma quebra de imersão quando vemos por exemplo lama que não é afetada quando passamos sobre ela.
Opinião Final:
Monster Energy Supercross – The Official Videogame 4 é um jogo difícil e para uma audiência limitada, mas consegue convencer quando lhe dedicamos algum tempo. Para os fãs do desporto e da série, parece-nos uma entrada positiva na série, principalmente nas consolas de nova geração.
Do que gostamos:
- Boa apresentação e navegação rápida;
- Progressão do modo carreira;
- Variedade com editor de pista e modo compound.
Do que não gostamos:
- Mecânicas não são apresentadas da melhor forma, o que pode afastar novos jogadores;
- Simulação física deixa a desejar.
Nota: 7/10
Monster Energy Supercross – The Official Videogame 4 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC, Xbox Series e PlayStation 5 por um PVP de 69,99€.
Esta análise foi feita na PS5, com código gentilmente cedido pela editora.