MXGP 2020 é o jogo oficial do campeonato mundial de motocross, e chega-nos em 2021 às consolas de nova geração, depois do lançamento na geração anterior em Dezembro.
Para quem não estiver familiarizado com a série, os MGXP são jogos de simulação de motocross, sendo portanto focados no realismo e semelhança às provas oficiais em pista. Isto para dizer que não é um jogo de acelerar a fundo e fazer truques no ar, mas sim um jogo de precisão, calculismo e balanço.
A atração principal de MXGP 2020 é o modo carreira, com o objetivo de conquistar o título de campeão, seguindo uma série de provas. Há um elemento de personalização forte, que não se fica só pelo modo carreira, bem como alguma gestão dos patrocinadores. Fora isso, o modo campanha é pouco mais do que uma sucessão de corridas, e podia ter mais profundidade e funcionalidades, e até objetivos, à semelhança do que é feito noutros simuladores.
MXGP 2020 oferece ainda um modo livre “Playground”, que nos permite conduzir pela tundra nórdica. É um espaço vasto para explorar, com alguns desafios, e onde podemos perder algum tempo a descontrair livremente, ao invés das minuciosas pistas do modo carreira, mas é algo vazio, quase incompleto. No “Playground” temos também o modo “Waypoint”, onde podemos colocar pontos de controlo no chão, de forma a criar um percurso a seguir e ganhar pontos.
A nível de apresentação, MXGP é competente na PlayStation 5, mas não deslumbra. O desempenho a 60 fps é estável, mas notei algumas quebras desconfortáveis, algo que não estava à espera. A informação oficial é que corre a 4k dinâmico, e a minha suspeita é que há algum “soluço” quando a resolução é ajustada. O trabalho visual consegue ser apelativo, principalmente quando há efeitos atmosféricos a decorrer, mas também é fácil ver texturas de baixa resolução, e o ambiente não reage à interação. Quanto a luz e sombras, no entanto, o trabalho é bastante bom, até com alguns reflexos razoáveis, mas não em tempo real.
Algo que me deixou de pé atrás logo nas primeiras impressões foram os menus, que ainda que apelativos e simplistas, simplesmente não passam a informação de uma forma clara. Não tive a oportunidade de jogar outra versão que não a da PlayStation 5, mas fiquei com a impressão que a navegação pelos menus deve ter alguns loadings chatos noutra plataformas, porque ainda que sejam muito rápidos na PS5, ainda estão lá.
Na PlayStation 5 temos alguma atenção dada ao DualSense, algo obviamente exclusivo a esta versão do jogo. O feedback háptico é muito bom e dá profundidade ao jogo, com os terrenos a oferecerem sensações e sons diferentes, uma parte bastante bem trabalhada. Já no que toca aos gatilhos adaptativos, fiquei com um misto de sensações: por um lado, o feedback oferecido é excelente e intuitivo, mas por outro acho que não foi devidamente optimizado e está exagerado. Foi o primeiro jogo que pôs o meu DualSense a fazer ruídos que me deixaram desconfortável, e ainda que realmente deem a impressão de um motor a trabalhar, e façam mais natural coisas como largar o acelerador no ar, a verdade é que o barulho fazia-me ter medo pela durabilidade do comando.
Opinião Final:
MXGP 2020 é um jogo claramente orientado aos fãs do motocross, aos quais certamente vai agradar, mas sem grandes argumentos ou novidades. Como introdução à modalidade, pode ser frustrante, visto que não apresenta as mecânicas intuitivamente, mas também consegue ser divertido depois de ultrapassada a curva de aprendizagem inicial. Como um todo, fica a sensação de que poderia ser melhor, tendo algumas promessas mas não as explorando devidamente.
Do que gostamos:
- Boa simulação do desporto, com jogabilidade desafiante;
- Opções de dificuldade bastante ajustáveis;
- Diversidade de pistas;
- Vastas opções de personalização.
Do que não gostamos:
- Pouco trabalho na progressão e apresentação de mecânicas;
- Pobre diversidade de opções de jogo;
- Gatilhos adaptativos levados ao extremo.
Nota: 6/10
MXGP 2020 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC, Xbox Series e PlayStation 5 por um PVP de 69,99€ na nova geração, e 59,99€ na anterior.
Esta análise foi feita na PS5, com código gentilmente cedido pela editora.