Durante muitos anos a franquia Assassin’s Creed foi anual, o que levou a muitos fãs a afirmarem que teve efeitos negativos já que a qualidade dos jogos foi sendo reduzida, em 2016 então a franquia entrou num hiato e só regressou em 2017 com Assassin’s Creed: Origins, que foi muito bem recebido pelos jogadores e pelos sites especializados.
Isso levou muitos a especularem que esse seria um novo padrão para a franquia, com a Ubisoft a permitir que os jogos tivessem uma diferença de no mínimo 1 ano entre os lançamentos, porém, na E3 2018 foi anunciado Assassin’s Creed: Odyssey.
Durante a Gamescom 2018, o diretor executivo da Ubisoft, Yves Guillemot, em entrevista ao site Gamespot falou um pouco sobre isso. De acordo com ele, o lançamento de Origins e Odyssey sem nenhum intervalo só é possível, pois, os jogos foram desenvolvidos por estúdios diferentes, mas isso não se tornará o padrão, já que em 2019 não será lançado nenhum jogo novo da franquia principal e nem spin-offs.
Porém, Guillemot, esclarece que a empresa possui planos de lançar diversos DLCs após o lançamento do jogo, com diversos conteúdos novos que permitiram ao jogador aumentar de maneira significativa a longevidade do jogo. Vale lembrar que o mesmo aconteceu com Origins, que foi lançado em outubro de 2017, sendo que a sua última expansão foi disponibilizada em março de 2018, além de ter recebido diversos conteúdos como novas armas, equipamentos, NG+, etc.
Guillemot revelou que o próximo jogo da franquia, receberá mais tempo de desenvolvimento o que permitirá um melhor desenvolvimento de novas mecânicas, ambientação e personagem, e assim a permitir a equipa de desenvolvimento alcançar novas metas.
Assassin’s Creed: Odyssey terá início no ano de 431 a.C, durante a Guerra do Peloponeso e antes dos eventos de Assassin’s Creed: Origins. O jogo terá como ambientação Atenas e Esparta e trará algumas figuras históricas bem conhecidas como, por exemplo, Sócrates. A Ubisoft também promete combates de grandes dimensões que colocarão inclusive 150 soldados atenienses, contra 150 espartanos.
Outra novidade é que o jogador poderá escolher entre dois protagonistas, Alexios e Kassandra, ambos espartanos e descendentes de Leónidas I. Porém, apesar de ser possível escolher entre dois protagonistas, a historia se manterá a mesma independente da escolha.
Assassin’s Creed: Odyssey será lançado no dia 05 de outubro de 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.