O NeoGAF, o maior fórum de videojogos foi desativado por tempo indeterminado, após o seu criador, Tyler Malka, ser acusado de assédio sexual.
A denuncia foi feita pela cineasta Ima Leupp, que revelou que estava em New Orleans em 2015 juntamente com Malka numa viagem profissional. Após uma festa onde acabou por exagerar na bebida, Leupp decidiu então regressar ao hotel a sentir-se muito mal. A cineasta então decidiu tomar um duche e revelou que Malka apareceu na casa de banho sem a sua permissão completamente nu e a tentou abraçar enquanto estava no duche.
Pouco depois após a denuncia ter sido revelada, diversos utilizadores do fórum fizeram publicações a pedir a todos que abandonassem o fórum em definitivo como uma maneira de mostrar que estavam completamente enojados com o acontecido. Para além disso, dos cinco moderadores responsáveis pelo NeoGAF, quatro abandonaram os seus postos após a denuncio ter vindo a publico.
Em entrevista ao site Kotaku, um desses moderadores revelou que todos já haviam pensado na possibilidade de abandonar o fórum em outros momentos, e que a denuncio foi apenas o ponto de rutura.
O NeoGAF foi criado em 2004 e rapidamente tornou-se num dos fóruns mais influentes, a servir de referencia para jornalistas e até desenvolvedores de diversos estúdios pelo mundo.
O site Waypoint compilou as ultimas informações sobre o caso, onde o próprio Tyler Malka alegou que o incidente na casa de banho foi totalmente consensual e que as alegações feitas pela cineasta são totalmente ridículas e sem qualquer fundamento, a dizer mesmo que essa é uma “tempestade perfeita de misantropia e oportunismo”
Malka afirmou mesmo que o fórum irá regressar em breve e que ele continuará a frente do projeto. Entretanto, ele não comentou sobre a situação com os moderadores.
No momento que essa noticia foi escrita, aqueles que tentarem entrar no fórum, irão receber uma mensagem de erro. Porém, o futuro do site é completamente incerto já que dificilmente os próprios utilizadores irão regressar.