A Niantic, estúdio responsável pelo desenvolvimento de Pokémon Go, está a ser bem severa com os jogadores que fazem batota no jogo, ao banir de maneira permanente todos os jogadores que utilizam bots, sites e aplicações externas para se beneficiarem na captura de ginásios e Pokémon.
Porém, o estúdio está a devolver algumas contas banidas que utilizam aplicativos de mapas que ajudam jogadores a encontrar Pokémon.
De acordo com a Niantic essas aplicações utilizam os utilizadores como ferramenta para coletar dados e, como faziam isso sem a permissão dos jogadores, as contas eram banidas de maneira injusta.
Num comunicado feito no blog do jogo, a empresa revela que a utilização desse tipo de aplicações externas causa um efeito similar a um ataque DDoS nos servidores do jogo.
Além disso, o estúdio deixou claro que as contas que serviam unicamente para roubar dados nunca mais serão devolvidas, assim como quem utiliza faz uso destas aplicações para capturar de maneira remota Pokémon, combater em ginásios e apanhar recursos de pokéstops.