Há alguns anos a Nintendo recebeu um processo judicial, que recentemente foi julgado e deu razão a iLife Technologies, que acusava a gigante nipónica de infringir as suas patentes com o comando de movimento da Wii.
O processo teve inicio em 2013, com a iLife originalmente a pedir um total de 144 milhões de dólares, sendo esse valor referente a 4 dólares para cada uma das 35 milhões de unidades vendidas até aquele momento. Porém, após o julgamento ficou definido que a Nintendo terá que pagar “apenas” 10 milhões de dólares pelos danos causados.
A iLife sempre afirmou que já possuía a patente de um aparelho com uso de acelerómetro para detetar movimento e velocidade, e que esse seria utilizado para detetar movimentos súbitos, com o intuito de informar aos serviços de emergência que uma pessoa idosa havia caído ou sofrido algum acidente.
Porém, como todo processo judicial, esse não é necessariamente o final dessa longa saga judicial, já que a Nintendo já confirmou que irá recorrer da decisão, já que afirma que não infringiu qualquer patente da iLife, já que essa patente é invalida.
De ressaltar que esse não é o único processo que a Nintendo recebeu por causa de um comando, já que recentemente a Gamevice, iniciou um processo judicial por motivos semelhantes, porém nesse caso relacionada ao Joy-Con da Nintendo Switch.