Há alguns dias, foi descoberto que a Nintendo escondeu o jogo Golf, lançado originalmente para NES em 1986, dentro da Nintendo Switch. Após a descoberta, muitos acreditaram inicialmente que tratava-se de uma preparação para o lançamento do jogo na consola, mas ao que tudo indica, pode ser algo bem maior e emocional.
Satoru Iwata, um dos rostos mais conhecidos da gigante nipónica faleceu em 2015 e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Golf. E de acordo com o produtor Justin Epperson, a presença do jogo na consola é referida como um “Omamori” palavra em japonês que pode ser traduzida como “amuleto”.
De acordo com Epperson, na cultura japonesa, as pessoas podem comprar “Omamori” em santuários pelas mais diversas razões, e acreditam que ao mantê-lo próximo a pessoa, essa será protegida e terá muita sorte. O significado então de Golf, na Switch, seria algo semelhante, como se toda consola tivesse dentro de si, uma parte de Iwata a proteger e cuidar da Nintendo Switch.
Golf is imbedded in the Switch firmware and JP internet is calling it an “omamori” or charm from Iwata (he coded the game himself)
— Justin Epperson (@sprsk) 20 de setembro de 2017
In Japanese culture omamori are bought at shrines for various reasons, if you keep one close to you it will protect you or give luck
— Justin Epperson (@sprsk) 20 de setembro de 2017
So the idea is Nintendo imbedded Iwata’s game to watch over every unit and thats fuckin me up good rn. That man was loved.
— Justin Epperson (@sprsk) 20 de setembro de 2017
Isso até poderia ser uma mera coincidência, porém, recentemente modders investigaram mais a fundo a presença do jogo na Switch e descobriram um método extremamente complexo para ter acesso ao jogo, e descobriram que ele só funciona no dia 11 de julho, sendo que mesmo que o jogador altere a data manualmente ele não irá funcionar, e esse é justamente o dia do aniversário da morte de Iwata, ou seja, realmente é algo intencional por parte da Nintendo para servir como uma homenagem.