A Advertising Standards Authority (ASA) agência não-estatal que tem como função a regulamentação de conteúdos de anúncios, promoções e publicidade em geral no Reino Unido abriu uma investigação para analisar a campanha de marketing do jogo No Man’s Sky.
A investigação da ASA tem como base a pagina do jogo na Steam, após a agência receber varias “denuncias” sobre a campanha de marketing e publicidade que o jogo teve.
Por ser uma empresa não-estatal a ASA não pode por conta própria abrir um processo judicial, entretanto a sua politica de proteção ao consumidor está amplamente ligada a leis no Reino Unido, sendo assim caso seja comprovado que o jogo recebeu uma publicidade que não reflete o produto final, a ASA pode inicialmente pedir a Hello Games para eliminar todo o conteúdo de publicidade do jogo. Caso o estúdio se recuse a cumprir o pedido, a agência pode impor sanções, que incluem a proibição de sites de busca em vincularem qualquer conteúdo do jogo. E nada impede que outras sanções mais graves não possam ser aplicadas a nível legislativo.
As denuncias tem como foco imagens e vídeos divulgados pela Hello Games onde mostram um comportamento diferente dos animais, um combate numa escala muito maior e outros conteúdos que não estavam presentes na versão de lançamento do jogo. Além disso, na denuncia consta que as imagens divulgadas tem uma qualidade totalmente irreal da apresentada no jogo.
Até o momento a investigação não tem em consideração vídeos publicados no Youtube ou a pagina do jogo na PlayStation Store. E vale a pena lembrar que Sean Murray, não dá uma entrevista publica sobre o jogo desde que esse foi lançado.