Nova mecânica de avaliações na Steam altera pontuação dos jogos

steam_portugalgamers

Na última segunda-feira, dia 12 de setembro, a Valve realizou uma atualização no sistema de análises da Steam. Entre diversas mudanças, a maior delas foi no cálculo médio das análises dos jogadores.

Este cálculo agora prioriza a opinião dos jogadores que compraram o jogo na Steam, em relação àqueles que ativaram o produto através de uma chave fornecida por terceiros.

O site Steam Spy, que reúne diversas informações de vendas da Steam, fez uma pesquisa com cerca de 427 jogos que tiveram a sua avaliação extremamente afetada pelo novo sistema. A lista completa pode ser vista aqui.

E vários sites já começaram a verificar que alguns jogos como Simple Ball e Lands of Devastation, perderam cerca de 80% da sua pontuação de avaliação. E a grande polémica desta mudança nem é exatamente essa perda drástica para alguns jogos, mas sim a quase confirmação do fator de que alguns estúdios enviam chaves para pessoas e sites que estão dispostos a escreverem análises positivas ou até mesmo pagam para isso, casos que sempre geraram muita polémica na comunidade da Steam e indústria dos videojogos em geral.

O próprio Lands of Devastation já não está disponível para compra na Steam desde junho, justamente porque após o seu lançamento a Rai Studio, estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo, acabou por descobrir publicações de análises ilegítimas na página da Steam.

Por outro lado, jogos como Mighty No.9, Hit Tank Pro e Citizens of Earth, que foram extremamente criticados nos seus lançamentos e principalmente por quem financiou o jogo no Kickstarter e recebeu a uma chave, acabou por aparentemente ser mais apreciado por quem pagou pelo jogo diretamente na Steam.

Qual a vossa opinião sobre esta nova mecânica de avaliação da Steam? E na sua opinião realmente a industria acaba por sofrer e é tão presente assim estas “avaliações compradas”?