Através do IGN First, a Monolith Productions, divulgou um novo vídeo de Middle-earth: Shadow of War, desta vez com foco no aprimorado Sistema Némesis.
O Némesis é um sistema autónomo onde os inimigos possuem hierarquias próprias e evoluem dentro dessa hierarquia de acordo com as ações do jogador, como por exemplo a morte de um líder de um clã pelas mãos do jogador, que irá fazer com que outro mais forte assuma o seu lugar.
Agora em Middle-earth: Shadow of War, esse sistema foi expandido para as Fortificações. Elas agora contam com defensores, comandantes e hierarquias próprias. E o vídeo mostra justamente isso. Cada Fortificação possui um nível que é reflexo daquilo que o jogador irá encontrar dentro dela, com defensores de diferentes classes. Sendo assim o jogador terá de explorar as fraquezas de cada inimigo para conquistar pouco a pouco a localização.
Essas Fortificações ganham ainda mais importância quando o jogador percebe que ela influência directa na região onde está localizada. Os clãs locais possuem aspetos semelhantes ao seu líder. O jogador terá então que abrir caminho através da redução da influência da Fortificação na região, ao derrotar o líder local e derrubar o monumento que emana o “poder de influência”.
Após tudo isso, o último passo é invadir o castelo e derrotar o Líder da Fortificação e ver todo o Sistema Némesis a funcionar no estabelecer de novas hierarquias.
Middle-earth: Shadow of War será lançado no dia 22 de agosto para PC (Steam e Windows 10), PlayStation 4 e Xbox One. Além disso, o jogo irá receber versões para os modelos mais poderosos das consolas, primeiro na PlayStation 4 Pro e posteriormente na Xbox Project Scorpio.
Além disso, também foi revelado que Middle-earth: Shadow of War vai fazer parte do programa Xbox Play Anywhere, que permitirá ao jogador comprar apenas a versão Xbox One ou Windows 10, e desfrutar sem custos adicionais da versão para a outra plataforma.