O site Game Informer revelou novos detalhes de uma apresentação de sete minutos de gameplay de Prey que aconteceu a portas fechadas durante a QuakeCon.
De acordo com o site, a ambientação do jogo é muito similar à de BioShock. Durante o gameplay foi possível ver Morgan Yu, o protagonista do jogo que estava a sofrer experiências com o seu ADN e ADN alienígena, quando toda a estação espacial começa a entrar numa verdadeiro caos e os alienígenas ficam à solta.
Graças a estas experiências, o jogador poderá utilizar a habilidade alienígena de “copiar”, ou seja, tanto o jogador como os alienígenas podem assumir a forma de qualquer objeto, desde latas até cadeiras. No gameplay, por exemplo, o personagem precisava de passar por uma porta com um pequeno espaço, então transformou-se num corpo e passou pela abertura, porém, esta habilidade é limitada ao que se encontra no ambiente.
Outro detalhe apresentado é que as armas terão modos alternativos de disparo. Por exemplo, a GLOO Cannon pode disparar um vapor que congela os inimigos e logo a seguir mudar para um disparo de fogo, tornando-se praticamente num lancha-chamas. Para além de modos alternativos, as armas poderão ser utilizadas para afetar diretamente o ambiente, como por exemplo ao disparar o vapor congelante numa determinada parte, a arma acabou por criar um caminho totalmente novo.
Foi revelado ainda que Prey terá um sistema de looting e criação de itens, que funciona da seguinte maneira: os jogadores apanham objetos de corpos e criam itens numa máquina de impressão 3D.
A estação espacial Talos 1 é totalmente livre para ser explorada tanto por dentro como por fora, mas, infelizmente, não entraram em mais detalhes em relação a isso. Para finalizar, foi revelado que o jogo terá apenas uma missão principal, o restante serão missões paralelas que o jogador vai encontrar enquanto explora a Talos 1.