Durante a E3 2016, evento em que God of War foi revelado, foi possível ver em determinado momento que o medidor de fúria de Kratos teve um aumento e rapidamente uma queda.
Em entrevista ao site Digital Trends, o diretor do jogo, Cory Barlog, comentou novamente que Kratos está realmente a tentar controlar a sua ira neste novo jogo da franquia.
De acordo com Barlog, esta será uma parte muito importante e em destaque durante todo o jogo, não sendo apenas um medidor que atinge um limite e pode ser utilizado em combate. A ideia é que se o jogador não estiver atento ao medidor, haverá consequências.
Barlog explicou que a ira de Kratos será controlada pelo jogador e é uma ferramenta presente na narrativa do jogo. No entanto, se for utilizada de maneira inconsequente, Kratos perderá o controlo e haverá consequências. De acordo com ele, por enquanto a equipa apenas está a «brincar e explorar» com esta mecânica e ainda não definiu exatamente como irá funcionar, mas há inúmeras possibilidades.
Outra questão respondida por Barlog foi em relação ao filho do Kratos. Devido ao sistema de progressão, a ideia é que no final do jogo o filho de cada jogador tenha uma aparência e uma estatística diferente. O diretor deste projeto deixou ainda claro que a equipa não pretende que este novo God of War seja um jogo totalmente linear, mas que pretendem dar às pessoas um mundo real pronto a ser explorado, e que esta decisão terá uma série de consequências também a nível de personagens, entre outros fatores.