Obscuria é o vencedor do Nordic Game Discovery Contest

Obscuria, o título da Insiduos Games desenvolvido no âmbito do programa PlayStation First, foi o grande vencedor do Nordic Game Discovery Contest, que teve lugar no Gamedev Camp em Lisboa. Obscuria vai agora representar os portugueses na Suécia, na cidade de Malmö, no Nordic Game, evento que decorre nos dias 23 e 25 de maio de 2018.

O Nordic Game decorre todos os anos e é dos maiores eventos de videojogos da Europa, que visa juntar grandes comunidades de jogadores e estúdios de desenvolvimento de jogos de todo o mundo.

Desenvolvido por alunos da ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, Obscuria é um sidescroller de aventura que conta com vários modos de jogo, ambientes atmosféricos e imensos bosses. Este é o primeiro título desenvolvido pelo estúdio independente português fundado em 2016.

Obscuria é um dos 10 finalistas dos Prémios PlayStation, que puderam ser experimentados durante os 4 dias da Lisboa Games Week, o maior evento de videojogos e entretenimento do país.  

Destaque também para In Light , o título desenvolvido por alunos da ETIC Algarve,  que foi galardoado com o prémio ” the most original gameplay”.

Os Prémios PlayStation são uma iniciativa inédita em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation 4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título chegar a mais de 60 milhões de consolas em todo o mundo. O grande vencedor da categoria de Melhor Jogo será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation, em janeiro de 2018.  

Os Prémios PlayStation arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de cerca de 150 projetos. Na 1ª edição, o jogo vencedor foi Strikers Edge, do estúdio Fun Punch, um frenético jogo de combate multijogador de arcada, no qual os jogadores lutam contra guerreiros anciões. 

Os criadores de Strikers Edge vão ver o título chegar no próximo ano à PS4 em oito línguas diferentes e, além do mercado português e espanhol, também estarão presentes em França, EUA, Coreia e China.

A 2ª edição foi ganha pelo VRock, o título que já está em desenvolvimento para o PlayStation VR e que coloca o jogador num palco a tocar em frente a uma plateia cheia de fãs.