2017 foi um ano fantástico para a industria e para os jogadores, e a equipa do Portugal Gamers decidiu nomear os seus Jogos do Ano, como poderão ver aqui, mas o ano acabou e já estamos em pleno 2018 e tal como se costuma dizer: novo ano, novos jogos.
Embora estejamos no inicio de 2018 e ainda haja muitos jogos que estão a ser desenvolvidos para serem lançados este ano no qual ainda não foram oficialmente anunciados, decidimos referir quais são os jogos mais aguardados de 2018.
God of War
Foi em 2013 que recebemos o último God of War, designado como Ascension, que se tratava de uma prequela e que tinha como grande novidade o multiplayer. Embora o jogo não estivesse à altura dos outros jogos da franquia, passados tantos anos já tínhamos saudades de um God of War, e eis que a Sony e a Santa Monica decidiram anunciar “God of War” para a PlayStation 4. Embora seja um jogo sem uma numeração, é uma sequela de God of War 3, com um Kratos mais velho, diferente e com um filho.
Esta nova iteração não se irá passar na mitologia grega como os anteriores, apostando assim numa nova mitologia, a Nórdica. Kratos não irá ter a sua habitual arma, mas sim um machado, algo que irá ajudar a mudar bastante a jogabilidade. Esse jogo é um dos maiores exclusivos que será lançado para a PS4 em 2018 e mal vemos a hora de o jogar.
God of War irá ser lançado no dia 20 de Abril.
Yakuza 6: The Song of Life
Embora hajam muitos jogos do mesmo género, há muito poucos, senão mesmo nenhum, que consiga ter uma história tão envolvente, com momentos tão épicos e tão brutal como Yakuza. É, afinal de tudo, a sua marca. Um jogo que tem um mundo bastante vivo, com imensas missões secundárias para fazer e cada missão com uma história diferente e cativante.
Embora seja mais conhecido no Oriente, esta é uma franquia que de certeza iriam gostar de conhecer e jogar. Yakuza 6: The Song of Life vem dar continuidade à “aventura” de Kiryu, que irá descobrir que a Haruka desapareceu, voltando a Kamurocho para a procurar. Claro que rapidamente descobrirá que algo grave aconteceu e irá à procura de respostas.
Yakuza 6: The Song of Life é um exclusivo da PlayStation 4 e chegará ao mercado no dia 20 de Março.
A Way Out
A Way Out é, senão o único, um dos poucos jogos da Electronic Arts focado na história, embora seja um jogo cooperativo. Inspirado em Prison Break, Leo e Vincent terão que escapar da prisão, evitando a todo o custo serem apanhados pela polícia. As duas personagens irão ajudar-se um ao outro para conseguirem cumprir o seu objectivo, numa experiência que promete ser bastante cinematográfica.
A Way Out está previsto para chegar ao mercado no dia 23 de Março para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Bayonetta 3
A famosa e a mais poderosa bruxa do mundo dos videojogos está de volta! E irá aniquilar todos aqueles que se meterem no seu caminho. Embora não haja muitos detalhes do jogo, há pelo menos uma certeza: o jogo irá ser lançado em exclusivo para a Nintendo Switch.
Esta série ficou conhecida por ser um hack and slash brutal e frenético, com momentos engraçados e épicos. Embora o primeiro jogo tenha sido um jogo multiplataforma, o segundo foi lançado em exclusivo para a Nintendo Wii U, e a Nintendo já fez questão de anunciar que o Bayonetta 1 e 2 também estão a caminho da sua consola híbrida, a Switch.
Anthem
Depois da enorme desilusão que foi Mass Effect: Andromeda, a Bioware está a apostar forte na sua nova propriedade intelectual, chamada de Anthem. Esse jogo será um RPG de ação na terceira pessoa que além de ter um belo grafismo, promete ser frenético e contar uma boa história, embora vá ter uma forte estrutura online.
Anthem poderá ser lançado em outono deste ano para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Days Gone
A Bend Studios ficou conhecida pela série Syphon Filter e por ter desenvolvido Uncharted: Golden Abyss para a PlayStation Vita, mas agora está a desenvolver um novo jogo e o seu nome é Days Gone. Esse jogo de ação e aventura na terceira pessoa em mundo aberto irá decorrer no Noroeste do Pacifico depois de uma pandemia ter transformado grande parte da população em “Freakers”.
Esses “Freakers” são parecidos a zombies mas muito mais rápidos, fazendo lembrar o filme World War Z. E pelos vistos os humanos não serão os únicos a serem afetados!
Days Gone será lançado em exclusivo para a PlayStation 4.
Far Cry 5
Far Cry 5 é a grande aposta da Ubisoft para este ano. O jogo promete ir além dos anteriores jogos da série, não tendo medo de tocar e “jogar” com assuntos como religião, e promete dar aos jogadores mais liberdade para explorar o mundo de jogo, conduzindo veículos terrestres, como é costume na série, e aéreos, que é uma novidade. O mundo de jogo também promete ser mais vivo.
Este é o Far Cry mais interessante desde o Far Cry 3, prometendo ser um dos melhores da série. O jogo irá ser lançado no dia 27 de março para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Shenmue 3
Depois de imensos rumores e de muitos jogadores pedirem uma sequela de Shenmue 2 durante anos, tudo indica que é este ano que Shenmue 3 irá ser lançado.
Essa série, adorada por muitos, mas desconhecida por bastantes, ficou agora popular com tanta conversa em torno da série por toda a internet. Embora Shenmue 3 não vá ser desenvolvido por uma quantia monetária tão alta como os anteriores, a equipa por detrás do jogo está a esforçar-se ao máximo para trazer um novo jogo da série que cumpra com as expectativas dos fãs e que surpreenda aqueles que nunca jogaram nenhum jogo da série mas que tem curiosidade em jogar Shenmue 3.
O jogo está previsto para ser lançado em Dezembro deste ano para PC e PlayStation 4.
Vampyr
Depois de ter desenvolvido Life is Strange, a Dontnod Entertainment está agora a desenvolver Vampyr, onde o protagonista é um médico que foi transformado em vampiro. O jogo terá um mundo semi-aberto, irá passar-se em Londres no ano de 1918 e as decisões irão ter consequências.
O estúdio referiu que irá haver um total de 60 cidadãos e que cada pessoa terá um nome, identidade, amigos, vizinhos e família. Será possível interagir com as pessoas, mas se o jogador decidir matar alguém, essa ação irá ter, eventualmente, uma consequência.
Um jogo que promete ser bastante interessante e que irá ser lançado este ano para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
State of Decay 2
É verdade que o tema de zombies já está um bocado saturado, mas felizmente há sempre jogos que conseguem arranjar formas de se diferenciarem e State of Decay 2 é um deles. Depois dos mortos terem ressuscitado e o exército não os ter conseguido parar, a humanidade entrou em extinção. O objectivo dos jogadores será reunir os sobreviventes dessa tragédia, criar e organizar uma comunidade e tentarem sobreviver a essa tragédia.
State of Decay 2 é um jogo de mundo aberto que terá elementos de RPG, como criar uma base e desenvolver as habilidades das personagens, e as escolhas terão consequências duradouras.
O jogo irá ser lançado para PC e Xbox One, sendo um dos jogos que irá fazer um forte uso do poder extra da Xbox One X, correndo a 4K e tendo suporte para HDR.
Spider Man
A Insomniac Games é conhecida por fazer jogos divertidos e de qualidade, como é o caso de Ratchet & Clank, Sunset Overdrive e Resistance, mas desta vez pegou num jogo com selo da Marvel, Spider Man.
Pelo o que foi mostrado, pode-se dizer que podemos estar num caso similar quando a Rocksteady pegou em Batman, ou seja, um jogo que além de ser divertido e ter uma enorme qualidade, que se tornou no melhor jogo da personagem. Spider Man teve direito a várias adaptações nos videojogos, mas grande parte desses jogos não passaram de medianos. Já a Insomniac Games promete fazer um jogo que os fãs do Spider Man há tanto tempo esperaram, um jogo digno da personagem.
Spider Man, pelo que vimos, tem tudo para ser o melhor jogo da série, e será um exclusivo da PlayStation 4.
Soul Calibur VI
Depois de vários anos sem um novo Soul Calibur, eis que foi anunciado Soul Calibur VI, que irá decorrer no século XVI. Pouco se viu do jogo, mas sendo uma prequela, as personagens Mitsurugi e Sophitia estão, obviamente, mais novas, e no vídeo que foi mostrado, lutam freneticamente num cenário belíssimo.
Além de ter sido referido que o motor de jogo é o Unreal Engine 4, foi dito que irá haver uma mecânica designada de “Reversal Edge” que irá permitir aos jogadores fazer um contra ataque de acordo com as ações do adversário, que irá haver um tipo de slow-motion como acontece no Tekken 7 e ficou ainda prometido o regresso de personagens clássicas.
Soul Calibur VI irá ser lançado este ano para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Ghost of Tsushima
Quando se fala em Sucker Punch, pensa-se em inFamous, porque essa é uma série em que o estúdio se tem focado bastante. Seria portanto de pensar que depois de inFamous: Second Son que o estúdio estivesse a desenvolver uma sequela directa ou outro inFamous com novas personagens. Eis que o estúdio surpreendeu tudo e todos ao anunciar uma nova propriedade intelectual, chamado de Ghost of Tsushima.
O jogo passa-se no Japão, na era dos Samurais, numa altura em que ocorre uma invasão Mongol ao País. Não se sabe muito do jogo além de que será em mundo aberto e que chegará ao mercado este ano, mas o tema é extremamente interessante e o trailer revelado foi fantástico, tornando-se no exclusivo da PlayStation 4 mais misterioso até ao momento, e ao mesmo tempo um dos mais interessantes também.
Red Dead Redemption 2
Há produtoras que se pode afirmar que tudo o que fazem é excelente, e a Rockstar Games é uma delas. Conhecida essencialmente por uma das séries mais populares e bem sucedidas no mundo dos videojogos, Grand Theft Auto, há outro jogo que o estúdio fez que foi extremamente elogiado pela critica e pelos jogadores, e esse jogo foi Red Dead Redemption.
Passados tantos anos, o estúdio provou que ouviu os seus jogadores e anunciou o tão desejado Red Dead Redemption 2. Claro que pouco foi dito e mostrado; há que saber aguçar o apetite e a Rockstar Games é mestre a fazer isso. Portanto, além do trailer que poderão ver em cima, a única certeza que há é que o jogo irá ser lançado este ano.
Claro que há muitos outros jogos que já foram revelados e que irão ser lançados este ano, muitos desses jogos promissores, no entanto estes são os nossos jogos mais aguardados de 2018. De referir ainda que The Last of Us: Parte 2, embora parte da comunidade ainda tenha esperanças que poderá ser lançado este ano, a verdade é que tudo indica que não será, daí não ter sido incluído neste artigo.