Overcooked! 2 Nintendo Switch 2 Edition – Análise

Antes de passarmos à análise propriamente dita, devemos deixar uma coisa clara: Overcooked! 2 continua a ser das mais brilhantes experiências de jogo multijogador local e online lançadas até hoje. Com este jogo darão por vós a facilmente gritar para que os amigos ou familiares que vos acompanham na forma de chefes de cozinha se despachem a atirar uma alface, ou a pôr uma pizza no forno. Sabemos bem o quão stressante pode ser a vida numa cozinha, e Overcooked! 2 consegue de alguma forma aumentar ainda mais esse nível de tensão, mas sem que o jogo deixe de ser divertido, pois estamos constantemente a ser recompensados com a satisfação de ver os nossos esforços cooperativos a serem recompensados e a melhorarem ao longo da jogatina.

Na versão Nintendo Switch 2, nada disto é diferente. As novidades aqui presentes limitam-se simplesmente a que, face à versão Nintendo Switch, é agora possível jogar a 4k e 60fps. O aumento a nível dos frames por segundo é especialmente bem-vindo para um título tão movimentado como Overcooked! 2 às vezes se torna quando recebemos 4 ou 5 pedidos ao mesmo tempo. No que toca à resolução, 4k é sempre bom de ver, embora o estilo artístico de Overcooked! 2 já disfarçasse bem a sua resolução mais baixa. Para além deste aumento na resolução e na performance, Overcooked! 2 Nintendo Switch 2 Edition traz consigo a possibilidade de ser jogado em Game Share (ou seja, só precisarão de uma cópia do jogo para jogarem com outras pessoas). Finalmente, estando na Switch 2, Overcooked! 2 procura também fazer uso do facto de que poderão conectar uma câmara USB-C à nova consola da Nintendo, projetando o vosso rosto no jogo.

Overcooked! 2 – Nintendo Switch 2 Edition 2

Infelizmente, é por aqui que ficam as novidades desta edição Switch 2, o que nos deixa um pouco insatisfeitos dado que a mesma se encontra disponível por 9.99 euros. Tal parece ser uma prática relativamente comum, com até títulos first-party como Breath of the Wild a cobrarem essa mesma taxa por melhorias idênticas. Igualmente, tal parece ser o lugar-comum de conversões da PS4 para a PS5. Ainda assim, as mudanças em Breath of the Wild são mais notórias e sempre temos a aplicação Zelda Notes com o novo conteúdo que esta traz, o que não parece ser equivalente a Game Share e Camera Play, a primeira destas funcionalidades que foi adicionada gratuitamente pela Nintendo a outros jogos Switch como 51 Clubhouse Games, por exemplo. Gostaríamos de ver, assim, este lançamento mais na linha de preços de outros títulos como Fantasy Life i, Dave the Diver ou Deltarune.

Opinião Final:

Overcooked! 2 Nintendo Switch 2 Edition mantém a experiência caótica, hilariante, algo desafiante e muito divertida que o título já nos havia proporcionado na Nintendo Switch. A melhor resolução e especialmente a melhoria na performance fazem desta uma versão mais capaz e fluida deste título, especialmente caso pretendam jogar em cooperativo local no modo TV. Apesar de nos proporcionar  ainda alguns extra como Camera Play e Game Share, no entanto não podemos deixar de considerar que o preço de atualização para a versão Switch 2 é um pouco elevado.

Do que gostamos:

  • Diversão caótica mantém-se na íntegra;
  • Aumento na resolução torna jogo super nítido em TVs 4k;
  • Jogo está mais fluido que nunca a 60fps;
  • Game Share permite que joguem localmente com várias consolas e uma só cópia do jogo;
  • Camera Play é uma novidade interessante durante 30 minutos.

Do que não gostamos:

  • Preço da atualização parece demasiado elevado para o que está em oferta;
  • Falta de conteúdo da versão “All You Can Eat” faz-se sentir.

Nota: 7,5/10

Análise efetuada com um código Nintendo Switch 2 cedido gentilmente pela distribuidora.