Após um suporte quase que inexistente à WiiU em termos de jogos third party, a Nintendo sabe que não pode depender unicamente dos seus jogos, e tem demonstrado, desde o início, com a Nintendo Switch, um claro interesse em convencer os estúdios, (principalmente os indie) a desenvolverem jogos para a sua nova consola.
Entretanto, tendo em consideração uma pesquisa feita antes da GDC 2017 (Game Developers Conference), que ocorreu entre o final de fevereiro e início deste mês, a Nintendo ainda terá que se esforçar muito para que esta expectativa vire realidade.
A pesquisa questionou cerca de 4.500 desenvolvedores sobre quais as plataformas para as quais estavam a produzir conteúdo atualmente, e a consola híbrida da Nintendo ficou em último lugar, com apenas 3%, ficando abaixo de plataformas não tão apoiadas como o Browser, Linux e Apple TV.
A nível de comparação as suas concorrentes diretas, a PlayStation 4/Pro e Xbox One/Scorpio ficaram com 27% e 22% respetivamente. Sem nenhuma surpresa, o líder da pesquisa foi o PC/Mac, com 53% dos produtores a trabalhar em jogos para a plataforma.
No entanto, vale a pena notar que as vendas da Nintendo Switch continuam positivas, o que muito provavelmente poderá influenciar muitas equipas e assim levar a uma consequente mudança nos próximos meses quanto ao interesse dos estúdios em geral.