Felix “PewDiePie” Kjellberg está novamente envolvido em polémicas a envolver racismo. No ultimo domingo, dia 10, o maior youtuber do mundo ofendeu um outro jogador com um termo extremamente ofensivo durante uma transmissão de PlayerUnknown’s Battlegrounds.
Durante a transmissão PewDiePie ofende outro jogador, e logo depois percebe o que disse, pede desculpas e escolhe palavras menos pesadas para referir-se ao jogador. Obviamente, que isso foi amplamente divulgado e teve resultados nada felizes.
O diretor de Firewatch, Sean Vanaman, deixou bem claro o quanto aquilo ultrapassou todos os limites e exigiu por meio de direitos autorais que todos os vídeos de Firewatch fossem removidos do canal do youtuber, além de ter deixado duras criticas ao mesmo, ao dizer que já está farto dessa criança ter cada vez mais oportunidades de ganhar dinheiro num conteúdo produzido pela Campo Santo.
We’re filing a DMCA takedown of PewDiePie’s Firewatch content and any future Campo Santo games.
— Sean Vanaman (@vanaman) 10 de setembro de 2017
I am sick of this child getting more and more chances to make money off of what we make.
— Sean Vanaman (@vanaman) 10 de setembro de 2017
Vanaman ainda disse que PewDiePie é pior que um racista que mantém-se escondido, pois, ele propaga lixo deplorável que causa graves danos à cultura ao redor da industria. Além disso, ele deixou claro que futuros jogos do estúdio também não serão permitidos no canal dele.
He’s worse than a closeted racist: he’s a propagator of despicable garbage that does real damage to the culture around this industry.
— Sean Vanaman (@vanaman) 10 de setembro de 2017
Se isso já não fosse suficiente, o diretor ainda pediu para outros estúdios também começarem a pedir a retirada dos vídeos relacionados aos seus jogos, a não permitir assim que ele faça nenhum vídeo de material relacionado a videojogos.
I’d urge other developers & will be reaching out to folks much larger than us to cut him off from the content that has made him a milionaire
— Sean Vanaman (@vanaman) 10 de setembro de 2017
PewDiePie é o maior youtuber atualmente no mundo, com mais de 57 milhões de subscritos, sendo uma pessoa com grande influencia na industria e vendas. O próprio vídeo de Firewatch , por exemplo, já possuía mais de 5.7 milhões de visualizações antes de ter sido retirado.
Essa não é a primeira vez que PewDiePie envolve-se com polémicas raciais. Em fevereiro desse ano, o youtuber divulgou um vídeo com teor antissemita no qual dois jovens seguravam um papel com a frase “morte a todos os judeus”. O que gerou vários problemas para o youtuber, que aparentemente não aprendeu com o erro e voltou a repetir um ato racista. Será que dessa vez ele aprende? Será que realmente outros estúdios irão pedir a remoção dos videojogos relacionados aos seus jogos?