Tem sido inevitável desde que surgiram os primeiros rumores, que a nova geração de consolas tenha recebido um grande destaque na imprensa especializada e muitos jogadores já começaram a poupar ao máximo para o momento em que as consolas finalmente cheguem ao mercado, entretanto, também tem sido inevitável a sensação de que talvez essa seja uma geração diferente, e será por questões técnicas.
Com diversos países ao redor do mundo a lidarem com crises políticas e uma iminente recessão global de grandes proporções a ser cada vez mais uma realidade, graças a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), investir grandes quantias em consolas logo no seu lançamento, parece algo totalmente inviável para muitas pessoas e Phil Spencer, afirma compreender isso.
Em entrevista à BBC, o chefe da divisão da Xbox, reconheceu que algumas pessoas provavelmente vão enfrentar momentos difíceis na sua vida como um todo e devido a isso, talvez não seja o melhor momento para investir na compra da Xbox Series X. Apesar da nova consola continuar prevista para chegar ao mercado mundial já no final deste ano, Spencer afirmou mesmo, que compreende perfeitamente que as pessoas decidam não comprar a consola no seu lançamento e mencionou alguns dos serviços da Microsoft como uma alternativa.
O responsável máximo pela divisão da Xbox afirmou inclusive que naturalmente os videojogos não são um serviço essencial, quando comparado a exemplo, alimentação, cuidados de saúde e moradia, principalmente num momento onde muitas pessoas estão a perder os seus empregos, então pretendem estar “sincronizados” com a comunidade quando lançarem a Xbox Series X e pensar em maneiras de tornar essa eventual transição no mais acessível possível com o máximo de opções de escolha.
Spencer afirmou ainda que a estratégia principal da empresa está centrada nos jogadores e não na consola em si, sendo assim, se esse não for o ano para que os jogadores e as famílias decidam comprar a Xbox Series X, estará tudo bem, não sendo o foco da empresa contabilizar quantas consolas foram vendidas em 2020. Entretanto, caso optem por adquirir a consola, poderão apostar no Xbox All Access (serviço ainda não disponível em Portugal) que permite que as pessoas possam comprar a sua nova consola através de um valor mensal mais acessível.
E caso optem por não comprar a Xbox Series X no lançamento, a Microsoft garante que irá continuar a oferecer total suporte a consola que o jogador já possui. Ele ainda destacou que graças ao Smart Delivery e a retrocompatibilidade entre consolas, o jogador poderá ter a tranquilidade de que ao adquirir os seus jogos na atual consola, quando puderem comprar a Xbox Series X, esses mesmos jogos vão migrar com ele para a nova geração.
Spencer também destacou que durante o período de quarentena, tiveram mais de 270 milhões de novas interações sendo realizadas através da Xbox Live, o que significa que não apenas as pessoas continuaram próximas dos seus amigos de alguma maneira durante esse período difícil, como também encontraram novas amigos enquanto jogavam.
A Xbox Series X tem previsão de lançamento para o final de 2020, sendo que ainda não foi divulgado o seu preço.