
O mercado das consolas prepara-se para a próxima geração e a PlayStation 6 poderá custar metade do preço da nova Xbox, segundo previsões recentes. Embora ambas estejam previstas para chegar em 2027, especialistas e analistas acreditam que as estratégias de Sony e Microsoft serão radicalmente diferentes, com a PS6 a apostar num público massificado e a Xbox a enveredar por um segmento “Premium”, quase de nicho.
O analista KeplerL2, conhecido por fugas credíveis sobre hardware, estimou que o preço da PS6 rondará os 600 dólares, enquanto a nova Xbox, descrita por Sarah Bond, presidente da divisão Xbox, como “uma experiência extremamente Premium”, poderá atingir os 1.200 dólares. O motivo, segundo KeplerL2, está nos custos de produção: a consola da Microsoft deverá ter 42% mais silício, 20% mais memória e um sistema de refrigeração mais avançado, refletindo-se diretamente no preço final. Além disso, o novo modelo Xbox promete abrir portas a plataformas concorrentes como Steam, GOG e Epic Games Store, sendo possível comprar jogos nessas plataformas através da Xbox.
Essa mudança, embora revolucionária no mercado de consolas, elimina uma das estratégias mais rentáveis para as fabricantes: subsidiar o hardware com comissões de 30% sobre as vendas digitais. A Sony, por sua vez, continuará a utilizar o modelo clássico de vender o hardware com margens reduzidas e recuperar o investimento na venda de software e serviços dentro do ecossistema PlayStation. Assim, a PS6 deverá ser uma máquina potente, mas concebida para o grande público, mantendo o equilíbrio entre acessibilidade e inovação, enquanto o novo Xbox Magnus, nome interno do projeto, será posicionado como um híbrido topo de gama entre consola e PC, destinado a um público especializado.
Esta abordagem oposta deixa clara a nova filosofia das gigantes do gaming: enquanto a Microsoft redefine o que significa ser uma consola ao apostar num ecossistema aberto e convergente com o mundo dos PCs, a Sony reforça o seu compromisso com uma experiência dedicada e centralizada. Se as previsões se confirmarem, 2027 será o ano em que o mercado de consolas deixará definitivamente de seguir um caminho unificado, separando-se entre a potência extrema e a acessibilidade para as massas.
Fonte: Push Square