
A Capcom foi coroada como a grande vencedora da Gamescom 2025, dominando a cerimónia de prémios graças ao impressionante desempenho de Resident Evil: Requiem. O novo título da aclamada série conquistou o reconhecimento máximo ao vencer quatro das principais categorias: Melhor Gráficos, Melhor Áudio, Mais Épico e Melhor Jogo PlayStation. Além disso, a Capcom foi distinguida pelo júri como a companhia com o melhor alinhamento de jogos do evento, reforçando a sua posição de destaque na indústria.
Resident Evil: Requiem, que tem lançamento previsto para 27 de fevereiro de 2026 em PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, ofereceu aos visitantes da Gamescom a sua primeira demo jogável. O jogo recebeu grandes elogios pela utilização do RE ENGINE, dando vida a ambientes realistas, áudio imersivo e uma experiência absolutamente épica, tanto em terceira como em primeira pessoa. O cenário do stand da Capcom simulava uma Raccoon City devastada, com a célebre delegacia R.P.D. e zombies em decomposição, aumentando ainda mais o entusiasmo em torno do regresso dos mortos-vivos à série.
A nível das outras gigantes, a Nintendo arrecadou o prémio de Melhor Gameplay com Donkey Kong Bananza e o de Melhor Jogo Switch 2 com Mario Kart World. Já a Microsoft celebrou a vitória de Grounded 2 enquanto Melhor Jogo Xbox. Entre os grandes vencedores, Sony foi a única produtora de consolas a não receber o prémio de melhor jogo na sua própria plataforma, ao contrário das concorrentes.
Os prémios da Gamescom foram diversificados e celebraram temas como inclusão, inovação e criatividade, com galardões atribuídos a títulos como Tiny Bookshop (Jogo com Impacto), Hela (Mais acolhedor e Mais saudável), e Love and Deepspace (Melhor jogo mobile). Anno 117: Pax Romana venceu o melhor jogo PC, enquanto a comunidade destacou Hollow Knight: Silksong (Melhor trailer) e The Pokémon Company (Melhor espaço comunitário). Star Birds Gacha Machine foi eleito como Melhor Merchandising do evento.
O evento premiou também o espaço dedicado à comunidade e à indústria, com destaque para os stands de Anno 117: Pax Romana e a zona empresarial da Ubisoft, e para a área de artistas, considerada o “coração do gaming”. O impacto da Capcom, aliada ao regresso em força de Resident Evil e à diversidade apresentada pelas fabricantes e estúdios independentes, fez da Gamescom 2025 uma edição interessante, cheia de expectativa para o futuro dos videojogos a nível mundial.