Depois de ter sido anunciado na conferência da Microsoft na E3 2017, a 4A Games e a Deep Silver revelaram os primeiros detalhes de Metro Exodus.
De acordo com a descrição quase um quarto de século após a guerra nuclear que devastou o planeta, alguns milhares de sobreviventes ainda resistem sob as ruínas de Moscovo, nos túneis de Metro. Todos os dias, eles lutam contra elementos nocivos, bestas mutantes e os horrores paranormais pós-guerra.
Em Metro Exodus, os jogadores voltam a assumir a pele de Artyom, que agora deve fugir do Metro e liderar uma equipa de Spartan Rangers, numa viagem pelos mais diversos cenários da Rússia pós-apocalíptica em busca de uma nova vida no Oriente.
Os jogadores vão embarcar em Aurora, uma locomotiva a vapor que foi altamente modificada, para servir de casa a centenas de soldados e sobreviventes enquanto buscam por um local seguro.
O jogo terá ciclos de dia e noite e um sistema de clima dinâmico. Além disso, Metro Exodus vai trazer um novo sistema onde cada decisão do jogador terá consequências na historia, sendo assim as escolhas do jogador irão determinar o destino dos seus companheiros.
Metro Exodus será lançado em 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.