
A Nintendo Switch 2, lançada à apenas dois meses, está no centro das atenções na Gamescom 2025 por motivos pouco desejáveis. Embora a chegada de Elden Ring à consola seja, à partida, um feito notável, as primeiras impressões da versão portátil não poderiam ser mais controversas. A demo disponibilizada em Colónia deixou rapidamente claro que, apesar do espanto inicial ao ver um mundo tão vasto e ambicioso na Switch, o desempenho ficou muito aquém do esperado.
Segundo relatos recolhidos por sites como o Nintendo Life, Cyberpunk 2077 corre razoavelmente bem na Switch 2, mas Elden Ring mostrou-se um verdadeiro desafio. O jornalista presente na feira referiu que, enquanto a área de tutorial decorreu de forma minimamente aceitável e o visual era surpreendentemente sólido para uma portátil, tudo mudou ao sair para o mundo aberto: a framerate fixa nos 30 fps tornou-se altamente instável, chegando a mergulhar para valores estimados entre os 15 e os 20 fps em zonas mais amplas.
A instabilidade foi tal que a Bandai Namco optou por não permitir gravações de gameplay na feira, uma decisão que, por si só, levanta dúvidas quanto ao estado do port. O jornalista descreveu mesmo a experiência como semelhante a jogar Ocarina of Time nas suas piores fases, tornando difícil recomendar a versão Switch 2 a quem tenha uma alternativa. Apesar deste cenário, foi reconhecido algum mérito técnico, já que ver Elden Ring em formato portátil continua a ser notável em termos de escala e proposta gráfica.
A versão Switch 2 de Elden Ring ainda não tem data de lançamento definitiva, estando apenas confirmado que chegará ao longo deste ano. Fica a esperança de que, até lá, a FromSoftware e a Bandai Namco consigam optimizar a performance para garantir uma experiência minimamente estável e digna do estatuto do jogo original.