Os fãs da franquia Mass Effect já contam os dias para o lançamento de Andromeda e de acordo com o produtor do jogo Mike Gamble em entrevista à Game Informer, essa ansiedade será retribuída, já que este será o maior projeto que a Bioware já produziu a nível de quantidade de conteúdos.
De acordo com Gamble um dos principais motivos para isso é a quantidade de planetas disponíveis para serem explorados. Há diversos elementos diferentes que podem ser introduzidos nesses planetas e isso faz com que o número e o tipo de missões opcionais a qual o estúdio pode desenvolver seja muito interessante, enquanto que nos jogos anteriores o jogador estava muito limitado a missões de entregas.
Ele explica que o estúdio pretende que cada área de exploração seja único para o jogador, tanto nos locais obrigatórios da campanha quanto atividades paralelas, que devem compor uma parte ainda maior de Mass Effect: Andromeda. Isto porque o estúdio quer deixar nas mãos dos jogadores a escolha de quanto tempo investir na experiência do jogo.
O jogo irá incluir espaços amplos e exploráveis com o novo veículo, o Nomad, sendo que nestes locais o jogador irá precisar de encontrar estações que revelam pontos de interesse no mapa, mas Gamble afirma que haverá muitas surpresas que não foram reveladas e que vão encorajar o jogador nessa exploração.
Mass Effect: Andromeda tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2017 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.