
Ninja Gaiden 4, que será lançado em 21 de Outubro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, promete manter a identidade da franquia em relação á dificuldade e respetivo desafio, mas destacando a importância de que as mortes dos jogadores sejam justas e não frustrantes. Em entrevista recente à Automaton, os diretores Yuji Nakao (PlatinumGames) e Masakazu Hirayama (Team Ninja) explicaram que o equilíbrio entre dificuldade e justiça é crucial para garantir uma experiência gratificante. Em vez de mortes arbitrárias, o jogo foca-se em situações onde o jogador tem várias escolhas e se é derrotado, é porque tomou a decisão errada, promovendo assim um ciclo de tentativa e erro que valoriza a aprendizagem e reflexão.
Nakao destacou que os inimigos são “em pé de igualdade com o jogador”, utilizando defesas e ataques variados, inclusive agarrões, para que o combate seja fluido e desafiante. A sensação de superação após vencer situações difíceis, algo que atribui grande valor, será um dos pilares da jogabilidade. Hirayama complementa que a percepção de justiça na morte é fundamental: se a perda for injusta, o jogador frustra-se e não consegue aprender; se for justa, aumenta o envolvimento e o sentido de conquista.
O jogo oferece múltiplos modos de dificuldade para todos os públicos, incluindo um modo Hero para principiantes, com ajudas automáticas, e o modo Master Ninja para os mais dedicados, que mantém o nível de desafio mais elevado da franquia. Além disso, a possibilidade de mudar a dificuldade durante a campanha ajuda os jogadores a adaptar a experiência à sua evolução pessoal, tornando Ninja Gaiden 4 acessível sem perder a sua essência desafiante.
Fonte: Automaton