
Os melhores projetos ibéricos dos programas PlayStation First, Prémios PlayStation e PlayStation Alianças marcarão presença na 4ª edição da Lisboa Games Week. Os jogos estarão integrados no espaço Indie Dome, a área dedicada aos títulos independentes, da maior feira de videojogos, entretenimento e tecnologia, que decorre de 16 a 19 de novembro, nos pavilhões 3 e 4 da Feira Internacional de Lisboa.
ARTs&Lisa e In Light serão os representantes no evento do projeto PlayStation®First, uma iniciativa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos. Desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Leiria, ARTs&Lisa permite-te controlar duas personagens num ambiente enigmático, procurando superar vários desafios. As duas personagens jogáveis (Lisa e Lo-Gen), precisam de superar puzzles lógicos e desafios físicos, na sua demanda num local cheio de mistério. Baseado na mitologia chinesa, In Light conta-nos a história de Ying e Yang que foram removidos do Baseado do Ovo Cósmico pelo Caos e tencionam voltar para criarem o Primeiro Homem. Desenvolvido por alunos da ETIC Algarve, In Light leva-te por lugares míticos, controlando Yin e Yang em simultâneo, ou jogando com um amigo numa experiência cooperativa.
Uma das atrações do evento será Strikers Edge, o vencedor da 1ª edição dos Prémios PlayStation®, que poderá ser testado durante a feira e servirá de mote para um conjunto de torneios, a ter lugar no stand da PlayStation. Em desenvolvimento para a PlayStation 4, Strikers Edge é um frenético jogo de combate multijogador de arcada, no qual os jogadores lutam contra guerreiros anciões. O título do estúdio Fun Punch vai chegar à PS4 em oito línguas diferentes e, além do mercado português e espanhol, também estará presente em França, EUA, Coreia e China. Apresentado inicialmente como multijogador, tem vindo a ganhar novos conteúdos e modos, possuindo já um modo de campanha, que lhe atribui uma maior longevidade e que permite aos jogadores treinarem e descobrirem melhor as características de cada guerreiro.
Outro dos destaques da edição deste ano da Lisboa Games Week é a participação do vencedor da edição anterior dos Prémios PlayStation, VRock. O título está também em desenvolvimento para o PlayStation VR e transforma qualquer jogador numa estrela de rock, permitindo-lhe atuar perante milhares de fãs.
Intruders: Hide and Seek, o vencedor da edição espanhola dos Prémios PlayStation, também marcará presença no evento. O título da Tessera Studios tem como protagonista Ben, uma criança cujos pais foram sequestrados dentro da própria casa, e que tudo fará para sobreviver à pior noite da sua vida, num jogo onde reinam o suspense e o terror.
Destaque também para a presença de CoolPaintr VR, o simulador de pintura 3D desenvolvido pelos estúdios da WildBit, no âmbito do programa PlayStation Talents Alianças. Este programa engloba os projetos desenvolvidos por estúdios locais já consolidados e que são lançados na Península Ibérica.
Destaque também para a presença de CoolPaintr VR, o simulador de pintura 3D desenvolvido pelos estúdios da WildBit, no âmbito do programa PlayStation®Talents Alianças. Este programa engloba os projetos desenvolvidos por estúdios locais já consolidados e que são lançados na Península Ibérica.
Por fim, os dez finalistas da 3ª edição dos Prémios PlayStation vão estar presentes na Lisboa Games Week e terão também um momento de apresentação dos seus projetos no dia 16, no Palco PlayStation. Os visitantes da feira vão conhecer:
- Insiduos Games, com a aventura no subconsciente de Obscuria;
- Mimicry Games, com a peculiar aventura gastronómica de Ganbatte;
- Those Kids, com Iteration, o puzzle na primeira pessoa para realidade virtual;
- Green Kiwi apresenta Nameko, a missão de Ko para salvar todos os planetas;
- Duckling Studios, com o jogo de plataforma e ação Out of Line;
- Can Play, com o frenético Hover Shock;
- Atom3 Games apresenta o misterioso para realidade virtual Lux Tenebrae;
- Noble Quad, com o jogo de ação numa cidade futurista Rise of Denial;
- Pink Dogs, com a demanda de um viking para se tornar um deus de Valhalla em Bifrost Spire;
- Cake Collective com o título multijogador Apex Arena.
Os Prémios PlayStation são uma iniciativa inédita em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation 4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título chegar a mais de 60 milhões de consolas em todo o mundo. O grande vencedor da categoria de Melhor Jogo será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation, em janeiro de 2018.