Após 32 anos a fazer parte do sistema operativo Windows, a Microsoft pode colocar um fim no aplicativo de desenho e edição de imagem, Paint.
O fim do aplicativo poderá acontecer já na próxima atualização do Windows, intitulada “Windows 10 Fall Creators Update” que promete trazer novos conteúdos ao sistema operativo, mas também marcar o fim de alguns outros.
Na lista de aplicativos que podem ser retirados do sistema, o Paint consta como um possível aplicativo a deixar de receber suporte, juntamente com o Outlook Express, Reader e Reading List.
O Paint foi lançado originalmente junto com o Windows 1.0 em 1985, e foi um dos primeiros editores de imagem do mercado, a tornar-se assim um dos aplicativos mais tradicionais do sistema operativo da Microsoft. O fim da sua era teve inicio já em abril deste ano, quando a Microsoft lançou o Paint 3D através da atualização Windows 10 Creators Update, que traz varias ferramentas de edição 2D e 3D com funções semelhantes do aplicativo original.
Apesar de tudo indicar que o futuro do aplicativo está condenado, a Microsoft ainda não confirmou oficialmente que o Paint irá desaparecer dos PCs com sistema operativo Windows 10, além disso, o Windows 10 Fall Creators Upgrade ainda não possui data confirmada para a sua implementação.