Na passada segunda-feira, dia 26 de setembro, fomos, a convite da Nintendo Portugal, a um pequeno evento de apresentação de Quest of Dungeons, um jogo pensado e produzido por David Amador, da Upfall Studios, em colaboração com outros artistas, músicos etc., marcando este o primeiro jogo feito em Portugal para as consolas Nintendo 3DS e Wii U.
Quest of Dungeons trata-se de um jogo do género rogue-like em que devemos descer uma masmorra controlando uma das quatro classes disponíveis. Mas desenganem-se se pensam que a experiência, por isso, se torna repetitiva. Uma das características mais importantes do jogo é precisamente o facto de a masmorra ser sempre diferente cada vez que jogam, tendo disposições completamente diferentes, inimigos que aparecem em momentos diferentes, etc.
Este jogo já está disponível para outras plataformas, mas é a partir de amanhã que o vamos poder experimentar tanto na Wii U como na Nintendo 3DS, versões essas que irão apresentar novidades características das próprias consolas. Na versão 3DS existirá suporte para o Street Pass em que, caso passem por alguém que tenha uma 3DS e Quest of Dungeons, trocam «fantasmas», isto é, o vosso personagem aparece no jogo da pessoa por quem passaram e vice-versa. Caso consigam derrotar este fantasma, ganham todos os items que a outra pessoa tinha no momento em que por ela passaram.
Já na versão Wii U, existe a possibilidade de jogar em modo off-screen, pelo que poderão continuar a jogar mesmo quando alguém está a usar a TV, existindo ainda suporte para o Wii U Pro Controller, para aqueles que preferem jogar de uma maneira mais tradicional. Os que gostam de aproveitar as funcionalidades da Wii U e da Nintendo 3DS, terão ao seu dispor o inventário e o mapa no touchscreen, pelo que poderão gerir tudo isso enquanto a ação decorre no ecrã «principal», digamos assim.
Enquanto jogam Quest of Dungeons, talvez seja positivo terem alguma calma nas vossas aventuras, uma vez que (propositadamente) neste jogo apenas existe uma vida, pelo que, caso morram alguma vez, terão irremediavelmente de voltar ao início do jogo e tentar de novo a vossa sorte. O jogo está no formato turn-based, pelo que poderão fazer tudo com bastante calma e planear cautelosamente o movimento seguinte. Se, pelo contrário, querem uma experiência mais rápida não há qualquer problema, Quest of Dungeons tem um ritmo bastante elevado e parece até ser um jogo em real time durante grande parte do tempo (se assim o desejarem).
Durante o evento (em que fomos extraordinariamente bem recebidos) tivemos oportunidade de falar um pouco com David Amador, o principal responsável pelo desenvolvimento de Quest of Dungeons, que amavelmente nos respondeu a algumas questões sobre o jogo, a receção que tem tido e o estado do desenvolvimento de videojogos em Portugal.
Quest of Dungeons chega já amanhã, dia 29 de setembro, à Nintendo eShop por 8.99€ sendo que, caso comprem qualquer uma das versões, terão direito à outra de forma completamente gratuita. O jogo está também disponível noutros países e esteve inclusivamente presente no TGS (Tokyo Game Show), uma vez que a versão para a Nintendo 3DS irá sair também no Japão.
Fiquem então com a nossa breve entrevista a David Amador:
Portugal Gamers: Quest of Dungeons já está disponível para várias plataformas, como tem sido a receção ao jogo até ao momento?
David Amador: A receção tem sido maioritariamente positiva, parte do motivo pelo qual o jogo tem saído em novas plataformas é por ir sendo bem recebido e existir pedidos para alguma plataformas ainda não existente. O facto de não ter sido lançamento simultâneo também tem ajudado a fazer pequenas afinações entre versões à medida que vejo pequenas coisas que podem melhorar o gameplay.
Portugal Gamers: Falando agora mais num âmbito geral… Qual é o teu ponto de vista sobre a evolução e o estado atual do desenvolvimento de videojogos em Portugal?
David Amador: Estamos a assistir a um ritmo mais acelerado em Portugal no que nesse respeito. Temos imensas pessoas a trabalhar na area, seja a nível hobby, freelance ou profissional, imenso talento e força de vontade. Estamos é ainda a dar os nosso primeiros passos enquanto industria, apesar de tudo o resto que mencionei atrás, há muito caminho e conhecimento que temos ainda de adquirir de forma a continuar a crescer e ter cada vez mais pessoas a desenvolver.
Portugal Gamers: Achas que poderemos ver algum dia o aparecimento de equipas de maiores dimensões no nosso país, que façam também jogos conhecidos como «AAA»?
David Amador: Sim, é perfeitamente possível isso acontecer um dia.
Portugal Gamers: Mais no particular, já tens algum projeto em mente, ou Quest of Dungeons tem exigido de ti toda a atenção?
David Amador: Tenho projetos e ideias em mente que gostava de desenvolver sem duvida, mas de momento o Quest of Dungeons tem exigido toda a atenção no que respeita a tempo de produção. Espero em breve começar a conseguir mudar essa balança para o lado dos projetos novos.
Portugal Gamers – Finalmente, para concluirmos esta entrevista… Tens algum concelho para dar aos que querem jogar Quest of Dungeons? O que gostarias que estes sentissem ao jogar o teu jogo?
David Amador: Cada personagem tem um estilo de jogo característico e pontos fortes e fracos, usa-los pode fazer toda a diferença ao jogar, recomendo experimentar cada um e ver qual delas faz mais sentido ao próprio estilo do jogador.
Geralmente o que me deixa mais contente em relação a alguém jogar o jogo é quando me dizem que passaram um bom bocado, seja ele quanto tempo for, 30m ou 2h ou mais. Acho que a melhor sensação, seja ao jogar um jogo ou ver um filme é quando fazemos uma pausa e passamos um bom bocado distraídos do que está a nossa volta. Foi com esse intuito que fiz esse jogo, espero que seja isso que os jogadores sintam ao jogar, que valeu a pena.
Portugal Gamers – Muito obrigado por nos teres dado um pouco do teu tempo para responder a estas perguntas. Esperamos que Quest of Dungeons continue a ser um grande sucesso, tanto nas versões já existentes como nestas novas.
Finalmente, podem ver os trailers das versões Wii U e Nintendo 3DS de Quest of Dungeons: