
A tentativa de salvação de Perfect Dark pela Take-Two revela bastidores agitados e reviravoltas inesperadas na indústria dos videojogos. Após a revelação entusiasta no Xbox Games Showcase de 2024, o reboot de Perfect Dark acabou por ser uma das várias vítimas dos grandes despedimentos da Microsoft, que resultaram no encerramento de estúdios como The Initiative, a produtora de Perfect Dark, que foi fundada em 2018.
O desenvolvimento atribulado, assombrado por mudanças constantes de equipa, ditaram o fim do projeto, sendo que chegou a haver uma colaboração com a Crystal Dynamics para estabilizar a situação e acelerar a produção, no entanto essa ajuda acabou por chegar demasiado tarde para inverter o rumo.
O que poucos sabiam é que, segundo fontes próximas ao processo, houve negociações avançadas para a Take-Two Interactive, dona da Rockstar Games, adquirir os direitos de Perfect Dark e continuar o seu desenvolvimento, em parceria com a Crystal Dynamics. O acordo, mediado junto à Embracer Group (detentora da Crystal Dynamics), quase avançou, mas acabou por ruir devido a divergências sobre a propriedade futura da marca. Sem este apoio externo, o projeto foi oficialmente cancelado e parte da equipa da Crystal Dynamics foi dispensada.
Este caso mostra como até IPs históricos podem estar dependentes de estratégias empresariais e da complexidade das negociações entre grandes empresas. Sem um novo jogo desde 2005, Perfect Dark permanece assim como uma oportunidade perdida, mesmo depois de negociações e interesse de publishers rivais em dar-lhe uma nova vida.
Fonte: DualShockers