
O regresso às aulas traz novas rotinas às famílias portuguesas e uma realidade cada vez mais presente: crianças e adolescentes a passarem períodos sozinhos em casa. A Securitas Direct, part of Verisure, alerta para este fenómeno, sublinhando a importância de reforçar hábitos de segurança no momento de aumento da autonomia infantil e juvenil, associado ao ritmo profissional dos pais.
Segurança em casa: vigilância com responsabilidadeÀ medida que os filhos ganham independência, surgem novos desafios de segurança doméstica. Para além da clássica regra de “não abrir a porta a desconhecidos”, os especialistas de segurança da Securitas Direct defendem a criação de rotinas consistentes, como:
- Sistemas de alarme com monitorização remota, que possibilitam aos pais confirmar entradas e saídas de casa em tempo real;
- Alertas automáticos de portas e janelas através de detetores de acesso, úteis para perceber se algum acesso ficou indevidamente aberto ou se existe alguma tentativa de manipulação;
- Educação preventiva, que permita transformar os momentos a solo numa oportunidade de responsabilização, com regras claras sobre entradas, saídas e utilização de dispositivos de segurança.
Segurança digital: do alarme ao telemóvelSe a porta de casa é uma preocupação, o mesmo se aplica à “porta digital” dos sistemas conectados. As aplicações móveis de segurança são frequentemente alvo de tentativas de intrusão, o que reforça a importância de adotar medidas de proteção eficazes.As recomendações para famílias incluem:
- Definir palavras-passe fortes e únicas para a app do alarme e para a rede Wi-Fi doméstica;
- Atualizar regularmente software e apps, evitando vulnerabilidades;
- Controlar o número de utilizadores que têm acesso ao sistema, partilhando códigos temporários apenas com pessoas de confiança (por exemplo, avós ou babysitters);
- Ensinar adolescentes a usar apps de forma consciente, para que percebam que a proteção digital é também uma extensão da sua segurança física.
“O regresso às aulas é sempre um momento de reorganização, mas também uma oportunidade para rever hábitos de segurança em casa e no digital. O acompanhamento e a vigilância não têm de significar ansiedade, mas sim confiança e tranquilidade para pais e filhos”, sublinha Bernardo Maia, Diretor de Operações da Securitas Direct, part of Verisure.Com soluções que combinam tecnologia de alarmes conectados monitorização profissional 24 horas e protocolos de cibersegurança, a Securitas Direct reforça o seu compromisso com a proteção das famílias através de recomendações que promovam uma segurança integrada, tanto física como digital.