Resident Evil 7 Biohazard é sem dúvida alguma um dos jogos da série Resident Evil mais elogiados pela critica e jogadores em todo o mundo nos últimos anos, já que muitos consideravam que a mesma tinha perdido a sua essência nos últimos lançamentos. Mas tudo isto poderia ter sido uma história bem diferente.
Através de uma informação divulgada num vídeo publicado pela Capcom esta semana (e que mostrava a produção de Resident Evil 7 Biohazard), foi revelado que, no começo do seu desenvolvimento, a ideia do estúdio era não alterar em nada a fórmula introduzida nos últimos lançamentos e trabalhar num jogo semelhante a Resident Evil 6.
De acordo com o produtor, Masachika Kawata, em 2013 estava envolvido no planeamento de uma versão inicial daquilo que iria tornar-se Resident Evil 7. Nesta altura, Jun Taekuchi ainda não era o produtor executivo da equipa, pelo que ainda não tinha sido introduzida a visão que levou ao jogo que conhecemos hoje. Até essa altura, o plano da editora japonesa era produzir algo na linha de Resident Evil 6.
Jun Takeuchi, responsável pela decisão de fazer as mudanças que levaram ao Resident Evil 7 que todos conhecem atualmente, revelou que o jogo anterior, apesar das críticas negativas, era popular, o que teve o seu peso na hora da decisão. No entanto, a equipa considerou que tinha chegado o momento de agradar os jogadores que estavam a sentir falta de um Resident Evil com elementos mais clássicos.
De acordo com Takeuchi, Resident Evil 6, foi um grande jogo e com personagens heroicos, tendo ouvido a muitos fãs quão divertido o jogo era e o quão feliz os deixou. Mas, por outro lado, também havia os que queriam jogar um survival horror novamente. Além disso, a própria equipa de desenvolvimento sentiu que estava pronta para voltar ao que tornava Resident Evil, Resident Evil.
Koshi Nakanishi, escolhido por Takeuchi para ser o diretor de Resident Evil 7 Biohazard revelou que a ideia base para o jogo era fazer com que o terror voltasse a ter um papel de destaque, e, para isso, foram buscar inspirações à clássica franquia de filmes Evil Dead.
De acordo com Nakanishi, quem já viu os filmes da franquia sabe que têm uma ambientação muito íntima, construída num local com uma casa abandonada e onde existem poucos personagens para lidar com tudo o que lá se passa. A ideia era justamente fazer um Resident Evil com elementos de terror tão compactos e profundos como esses.
Em baixo podem encontrar o vídeo onde estas e outras questões referentes ao desenvolvimento do aclamado jogo survival horror são abordadas: