A Sony apresentou um novo conteúdo que mostra algumas das funções de acessibilidade de The Last of Us Parte I, o remake reconstruído de raiz do mítico videojogo lançado em 2013 e que estará à venda a partir desta sexta-feira, dia 2 de setembro.
Neste conteúdo, que pode ser visto aqui, Matthew Gallant, diretor do jogo, explica várias das funções de acessibilidade desenvolvidas para que o maior número de jogadores possível possa desfrutar de The Last of Us Parte I. “Queremos que seja uma experiência acessível para os jogadores cegos, surdos ou com incapacidade motora. Das novas funções, a mais importante são as descrições de áudio das cinemáticas. Colaborámos com a Descriptive Video Works, um serviço profissional que trabalhou já com programas de TV, filmes e trailers de videojogos, e integrámo-lo nas cenas e em todos os idiomas em que as localizámos”, explica.
Para além da informação de conversão de texto em fala e faixas de áudio, The Last of Us Parte I contará, entre outras coisas, com funções de acessibilidade visuais, sonoras e motoras, assim como a opção de personalizar totalmente os controlos, assistências visuais e de ampliação e ajuda contra os enjoos. Também existirão funções de acessibilidade de combate, HUD, legendas e de dificuldade.
De lembrar que em The Last of Us Parte I os jogadores terão a oportunidade de revisitar o adorado jogo, que deu início a tudo, reconstruído para a PlayStation 5. Aqui, numa civilização devastada, onde infetados e sobreviventes enrijecidos espalham o caos, Joel, um protagonista amargo, é contratado para tirar ilegalmente Ellie, uma rapariga de 14 anos, de uma zona de quarentena militarizada. Porém, o que começa por ser um trabalho simples depressa se transforma numa viagem brutal que os levará a percorrer o país.
The Last of Us Parte I, que também receberá uma versão para PC, inclui a história completa para um jogador de The Last of Us e a célebre prequela Left Behind, que explora os acontecimentos que mudaram para sempre as vidas de Ellie e da sua melhor amiga, Riley.