Por mais surpreendente que isto possa parecer, já faz cinco anos desde que Cyberpunk 2077 foi anunciado, e muitos jogadores sofrem pela escassa informação divulgada e aguardam até pelas mais pequenas informações da CD Projekt RED… e a espera valeu a pena.
Em entrevista ao GameReactor, Mike Pondsmith, criador do RPG Cyberpunk (também conhecido como Cyberpunk 2020) lançado em 1988, revelou alguns detalhes sobre o jogo, detalhes que ficou a conhecer através da sua posição de consultor junto da equipa do estúdio polaco. Mas de acordo com o próprio, ele não pode revelar muito já que “polacos de tamanho considerável o esperam à porta de casa para garantir que nada seja revelado antes do previsto”.
Uma das características mais únicas do RPG de mesa eram as diversas e até insólitas classes disponíveis, que no jogo eram intituladas Roles, como por exemplo Media (jornalistas), Rockerboys (literalmente fãs de Heavy Metal) , Corporates (executivos), Cops (policiais), Netrunner (hackers), entre outras. De acordo com Pondsmith, todas estas vão estar no novo jogo de uma maneira ou de outra.
De acordo com o consultor, a maneira como estas foram adicionadas ao jogo vai surpreender os fãs, e acredita que estes irão gostar do resultado final. Há muitas coisas subtis a acontecer, e ele, juntamente com Adam Kiciński, presidente da CD Projekt RED, estão literalmente há uma semana a estudar maneiras de implementar essas classes de maneira a dar a melhor configuração possível às personagens.
Infelizmente, e como já era de esperar, não foi revelado exatamente como estas classes serão integradas ao jogo ou se os jogadores poderão escolher as suas próprias classes. No entanto, na visão de Pondsmith, tudo está muito próximo ao que tinha em mente há alguns anos. Quando juntaram todas as ideias e as transformaram num vídeo, ele simplesmente olhou para tudo aquilo e afirmou “Meu deus, isto está perfeito”.
Pondsmith afirma que muitos detalhes do conceito utilizado em Cyberpunk 2020 foram transpostos para este novo projeto devido a todos na CD Projekt RED serem fãs do clássico. Então, para quem jogou na época, a sensação que teve mantém-se intacta, estando a ser apenas aprimorada.
Cyberpunk 2077 foi anunciado originalmente em 2012 e apesar de ainda não ter uma data oficial, prevê-se que seja lançado até 2019.