Através de uma publicação no blog oficial, a Bethesda revelou novos detalhes sobre o sistema de crafting em The Evil Within 2.
De acordo com o diretor do jogo, John Johanas, o mundo de The Evil Within 2 está cheio de possibilidades, com alguns níveis maiores que foram criados, também abriram a Union aos desejos e estilos de jogo únicos de cada jogador. Através do layout desse mundo, assim como o novo sistema de crafting e personalização, o estúdio pretende dar maior liberdade aos jogadores para enfrentar os desafios como desejarem.
A personalização de Sebastian e os seus equipamentos acontecerão agora de maneira independente. O Green Gel continuará a ser utilizado para fazer upgrade a Sebastian, porém as armas agora vão sofrer upgrades através de Weapon Parts.
A personalização de Sebastian pode agora ser dividida em cinco categorias diferentes:
- Saúde – Investir um pouco de Green Gel na árvore de saúde dará ao jogador uma maior possibilidade de sobreviver aos ataques, que doutras maneiras seriam mortais. Isso também aumentará a barra de saúde de Sebastian
- Furtividade – Além de um aumento na velocidade de movimento enquanto agachado, a árvore de furtividade permitirá executar mortes em stealth enquanto estiver em cobertura.
- Combate – Se o jogador estiver a jogar com um Sebastian mais destemido em mente, a árvore de combate também seja um excelente investimento, já que aumentará o dano dos ataques corpo a corpo, e irá reduzir o recuo das armas e outras melhorias de força.
- Recuperação – A árvore de recuperação é para aqueles jogadores que sabem o quanto é difícil para Sebastian sobreviver a esse pesadelo. Entre as melhorias estão uma maior velocidade de recuperação de saúde, quando essa recuperação acontece a partir de um estado de quase morte, e um maior aumento na possibilidade de utilizar automaticamente seringas medicas ao sofrer um dano fatal.
- Atletismo – Para uma melhor movimentação de Sebastian, as opções de melhorias de atletismo serão essenciais, já que permitirão aumentar a barra de stamina e dará maior possibilidade de evitar automaticamente certos ataques recebidos.
Os jogadores terão ainda a possibilidade de desbloquear habilidades especiais em The Evil Within 2, tais como a Bullet Cascade, que aumenta temporariamente o dano de cada disparo. Porém, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades e cada upgrade irá custar muito Green Gel, por isso, convém escolher bem naquilo que irá investir
A personalização de armas segue o mesmo estilo de outros jogos de survival-horor, onde os jogadores poderão ajustar o dano das armas, capacidade de munição, tempo de recarregamento e cadência de disparos. Além disso, será possível alterar os parâmetros das próprias setas da Warden Crossbow, a depender do tipo de efeito de seta que o jogador preferir.
De acordo com Johanas, o sistema de crafting permitirá criar munições para as armas que mais gosta, não sendo mais necessário apenas confiar naquilo que consegue encontrar no cenário. Isso permitirá ao jogador jogar da maneira que mais gosta. Entretanto, a exploração ainda será necessária para encontrar os recursos necessários.
Essa exploração dos cenários, dará ao jogador itens que posteriormente podem ser transformados em munições e equipamentos de cura numa bancada de trabalho, que podem ser encontradas em casas seguras ou na própria Union.
Munição será um recursos extremamente escasso em The Evil Within 2, por isso o crafting será muito importante, e apesar dos jogadores poderão criar munições instantaneamente, caso necessário, isso terá custos.
Johanas finaliza ao dizer que o jogador poderá personalizar a sua experiência da melhor maneira para preparar-se para o que o espera, mas os perigos espreitam em cada canto da Union. Essa será a chave para o perigo que os jogadores irão lidar no jogo, não saber o que poderá estar a espera ao virar de cada esquina e na opinião dele isso é o horror, saber que algo poderá surgir mas nunca saber em que momento isso acontecerá.
The Evil Within 2 será lançado no dia 13 de outubro (uma sexta-feira) para PC, PlayStation 4 e Xbox One.