Após a divulgação do novo trailer gameplay, a Bluepoint Games aproveitou a oportunidade para revelar através de entrevistas e antevisões, algumas informações novas sobre Demon’s Souls Remake.
De acordo com os desenvolvedores, a From Software e o criador do jogo, Hidetaki Miyasaki não estão envolvidos diretamente com o projeto, apenas aprovaram o desenvolvimento e as alterações feitas no remake.
A Bluepoint Games revelou que a mecânica de criação de personagem sofreu algumas melhorias, sendo que não haverá uma opção para redefinir o personagem ou as estatísticas do personagem, mas os jogadores poderão armazenar diferentes personagens e ao gastar uma determinada quantidade de almas no Nexus, poderá trocar de personagem.
Algo que muitos já tinham notado, e que o estúdio confirmou é que realmente foi alterado o ângulo de câmera no remake que agora está mais próxima e localizada ligeiramente à direita do personagem, sendo esse ângulo o padrão. Porém, também será possível utilizar um ângulo que será mais familiar para todos aqueles que jogaram o original. Haverá ainda opções de filtros de imagem, como, por exemplo, um filtro noir ou um filtro que trará a sensação de estar no jogo de PlayStation 3.
A Bluepoint Games manteve o sistema de tendências de mundo sem alterações significativas, sendo que a única mudança é que haverá um indicador para informar melhor o jogador sobre isso. O estúdio também optou por limitar a quantidade de “Grass” (item utilizado para recuperar a vitalidade do personagem) que os jogadores poderão carregar consigo, para que os jogadores sintam que o jogo está mais desafiador e punitivo.
Foram aplicadas ainda algumas melhorias na animação do jogo e dos personagens, porém, a cadência de ataque mantém-se a mesma, ou seja, apesar de o estúdio ter feito modificações, melhorias e até ter adicionado uma maior variedade de animações para cada arma, a cadência de ataque delas irá permanecer a mesma, algo muito importante, principalmente para aqueles que estão acostumados ao jogo original.
A IA dos inimigos também não foi alterada, já que de acordo com a Bluepoint Games a intenção do remake é preservar a memória que os jogadores tinham dos inimigos originais, mas alguns inimigos e bosses sofreram algumas mudanças na sua aparência.
O estúdio também esclareceu que não foi adicionada ou haverá qualquer menção a uma possível 6ª Archstone, já que no jogo original ela não existe e não faria qualquer sentido que fosse adicionada no remake, entretanto, haverão alguns conteúdos novos a serem encontrados durante a jornada, mas o estúdio preferiu não entrar em detalhe sobre quais serão esses conteúdos.
Demon’s Souls Remake trará ainda duas opções gráficas, a primeira com resolução em 4K a 30fps e uma segunda com 4K dinâmico a 60fps. O jogo incluirá ainda um robusto Modo Fotográfica com diversas opções, efeitos e filtros.
De acordo com a Bluepoint Games, apesar da PlayStation 5 beneficiar da velocidade oferecida pelo SSD, os desenvolvedores optaram por manter um determinado tempo de loading após cada morte, para que os jogadores possam ter um tempo para refletir e processar o que resultou naquela morte, sendo assim, o tempo de loading após cada morte será menor se comparado ao jogo original, porém, suficiente para permitir ao jogador refletir sobre aquele momento.
Ainda relacionado ao SSD, a Bluepoint revelou que tudo aquilo que faz parte do level design do jogo, como, por exemplo, os elevadores não sofreram alterações, com isso, o tempo que levam para transportar o jogador do ponto A até o ponto B será o mesmo. Essa foi uma decisão consciente do estúdio para causar alguma tensão aos novos jogadores com aquilo que irá enfrentar logo a seguir.
Alguns dos diálogos do jogo original precisaram ser regravados, sendo que a grande maioria do processo de regravação foi feito pelos atores originais. Alguns diálogos também sofreram melhorias ou foram adaptados ao áudio 3D da PlayStation 5. Já a banda sonora do jogo manteve-se igual a original, com apenas efeitos sonoros do próprio ambiente durante a exploração e uma banda sonora característica e impactantes durante os combates contra bosses.
Para finalizar o estúdio confirmou que não haverá opção para alterar a dificuldade do jogo e que o combate contra o “The Old Monk” não sofreu nenhuma alteração.
Demon’s Souls Remake será lançado no dia 12 de novembro de 2019 em exclusivo para PlayStation 5.