A PlayStation já anunciou os dez projetos finalistas da 3ª edição dos Prémios PlayStation. Os estúdios selecionados terão a oportunidade de expor os seus títulos na Lisboa Games Week, que irá decorrer de 16 a 19 de novembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Pela primeira vez, os projetos serão apresentados no Indie Dome, o espaço exclusivamente dedicado a projetos independentes.
Os 10 estúdios que vão passar à próxima fase são:
- Insiduos Games, com a aventura no subconsciente de Obscuria;
- Mimicry Games, com Ganbatte;
- Those Kids, com Iteration, o puzzle na primeira pessoa para realidade virtual;
- Green Kiwi apresenta Nameko, a missão de Ko para salvar todos os planetas;
- Duckling Studios, com o jogo de plataforma e ação Out of Line;
- Can Play, com o frenético Hover Shock;
- Atom3 Games apresenta o misterioso para realidade virtual Lux Tenebrae;
- Noble Quad, com o jogo de ação numa cidade futurista Rise of Denial;
- Pink Dogs, com a demanda de um viking em tornar-se um deus de Valhalla em Bifrost Spire;
- Cake Collective com o título multijogador Apex Arena.
A 3ª edição dos Prémios PlayStation contou com a participação de mais de 50 candidaturas, entre as quais se destacaram estas 10 ideias finalistas. Roberto Yeste, o responsável ibérico pelo programa PlayStation Talents, mostrou o seu agradecimento aos participantes e elogiou as participações nesta edição. “Temos vindo a assistir a um aumento gradual da qualidade dos projetos apresentados aos Prémios PlayStation e ficamos muito contentes por poder apoiar pequenos estúdios de grande qualidade e vê-los concretizarem as suas ideias para a PlayStation 4 e para o PlayStation VR. Dá-nos ainda mais prazer ver que alguns projetos finalistas são fruto da aposta no programa PlayStation®First, que ainda está a dar os primeiros passos em Portugal”, afirma Roberto Yeste.
Os dez estúdios finalistas vão apresentar as suas ideias ao júri, à imprensa especializada e a todo o público durante a maior convenção portuguesa de videojogos, entretenimento e tecnologia em Portugal. Nesta edição da Lisboa Games Week, o PlayStation Talents e o Indie Dome unem esforços em torno da sua missão comum: promover e potenciar a expansão do tecido de desenvolvimento de videojogos em Portugal. Os finalistas dos Prémios PlayStation e alguns projetos do PlayStation Talents estarão integrados no espaço do Indie Dome, partilhando do mesmo conceito expositivo e da rede criada com os jogos nacionais e as produções, criadores e editoras internacionais presentes. Durante os quatro dias do evento existirão uma série de apresentações de e para equipas de desenvolvimento no auditório Indie Dome: powered by Rubber Chicken, com vista à criação de sinergias e fortalecimento dos bons jogos em desenvolvimento em solo nacional.