No sábado, 23 de agosto, a Roblox atingiu um novo recorde impressionante com um pico de 47 milhões de jogadores simultâneos. Este feito foi impulsionado por uma “guerra de administradores” entre os criadores dos dois jogos mais populares da plataforma, Grow a Garden e Steal a Brainrot, que anunciaram um evento especial competindo para atrair o máximo de jogadores possível.
No gigante Grow a Garden, onde os utilizadores compram e cultivam plantas, o pico chegou a 22 milhões de jogadores. Por outro lado, Steal a Brainrot, jogo similar a Pokémon em que se podem roubar criaturas a outros jogadores, chegou a 15 milhões de jogadores simultâneos.
Estes números colocam a Roblox significativamente à frente da Steam, que registou um máximo de 37.9 milhões de utilizadores online no mesmo dia, dos quais apenas 11.2 milhões jogavam, e do Fortnite, que teve um pico diário de 1.6 milhões.
Este recorde surge depois de um verão marcado por picos regulares em fins de semana, mantendo Roblox como uma força dominante no universo gaming. Porém, com este crescimento também aumentam as preocupações em torno da segurança dos seus jogadores, muitos deles jovens, levando a plataforma a implementar novas tecnologias como estimativas de idade por IA e conexões de confiança para adolescentes.
Este evento destaca não só o sucesso continuado de Roblox, mas também os desafios que enfrenta para manter a segurança no meio de uma comunidade em rápida expansão.
