A AMD já anunciou que irá revelar a sua nova geração de placas gráficas no dia 28 de outubro de 2020, a oficializar assim a gama RX 6000 que trará como a sua principal novidade o RDNA 2 e suporte total a Ray Tracing, uma tecnologia a muito divulgada na PlayStation 5 e Xbox Series X e S.
Porém, mesmo a faltar mais de um mês para a divulgação, os primeiros rumores já começaram a surgir e indicam grandes evoluções, naquela que muitos conhecem apenas como “Big Navi”.
De acordo com os rumores, a placa gráfica RX 6900XT, será a mais potente da nova gama da AMD, com cerca de 16GB de memória GDDR6 com 256-bit. Além disso, a placa chegará ao mercado a custar cerca de 499 dólares (cerca de 427€).
Além disso, os rumores também indicam, que a GPU com chip Navi 22 teria cerca de 12GB de memória GDDR6, sendo possível que se trate dos modelos RX 6800 XT ou RX 6700 XT.
De acordo com o site Videocardz, a AMD estaria a preparar três modelos de chips gráficas com base em RDNA 2, sendo eles o Navi 21, Navi 22 e Navi 23, sendo que, quanto maior o número, menor o seu desempenho. Sendo assim, tudo indica que o Navi 21, também conhecido como Sienna Cichlid, seria a tão aguardada “Big Navi”, que iria assim competir com o segmento high-end da NVIDIA.
Enquanto isso, as GPUs Navi 22 e Navi 23, conhecidas como “Navy Flounder“, teriam como foco um mercado intermediário ou mesmo, um mercado de entrada no universo dos PCs de alto desempenho, mas por um preço acessível.
Os rumores também indicam que a GPU “Big Navi” conseguiria alcançar os 80 CUs (Compute Units), a representar assim uma grande salto evolutivo no desempenho, se comparado aos 40 CUs, da atual geração Navi 10. Já os chips Navi 22 e Navi 23 teriam os mesmos valores de processamento, que a geração Navi 10, com memória de 192-bit.
Até o momento a AMD não fez nenhum anuncio oficial sobre detalhes da sua nova geração de placas gráficas, sendo assim, todas as informações citadas acima, devem ser consideradas como rumores.