Quando a série da Netflix inspirada na franquia The Witcher foi anunciada oficialmente muitos fãs e entusiastas dos jogos e dos livros ficaram extremamente animados por ver a franquia a expandir ainda mais o seu alcance, porém, essa animação recentemente foi substituída por uma grande indignação por supostas mudanças numa das personagens mais adoradas dos fãs, Ciri.
De acordo com um anúncio de casting publicado pelo National Youth Theatre do Reino Unido, os responsáveis pela série da Netflix estão a procura de uma jovem atriz entre os 15-16 anos, com ascendência africana, asiática ou de outra minoria étnica, para interpretar a personagem Cirilla. De acordo com a descrição ainda, a personagem será vital para a narrativa da série e iremos acompanhar os seus passos enquanto descobre os seus poderes mágicos e tenta escapar daqueles que a tentam capturar.
Essa suposta mudança étnica incomodou a muitos fãs, já que muitos vão buscar inclusive citações feitas nos livros sobre a aparência da personagem, para justificar que essa escolha é totalmente infundada e que apenas serve para seguir um “novo padrão do mercado cinematográfico” onde personagens de uma determinada etnia sofram mudanças para haver uma maior inclusão e identificação com o público.
Porém, vale destacar que o termo utilizado no anúncio é “BAME” uma sigla para “Black, Asian and Minority Ethnic” ou como citado acima “Negro, Asiático ou de Minoria Étnica”, o que não necessariamente representaria uma mudança na etnia da personagem, já que a etnia Eslava também pode ser abrangido numa minoria. O que é certo até o momento, é que muitos fãs ficaram descontentes e aguardar por uma confirmação oficial de quem será a atriz que vai interpretar a personagem.
As gravações da série terão início já no próximo mês na capital húngara, Budapeste, onde já se encontra Henry Cavill que foi confirmado recentemente como Geralt, o que também poderá significar que o anúncio de novos atores está para breve, principalmente da própria Ciri devido a sua importância para a historia.
A série terá a consultoria narrativa do próprio autor da franquia, Andrzej Sapkowski, enquanto Tomasz Bagiński, que foi responsável pela produção dos vídeos dos três jogos da franquia, será o realizador de pelo menos um episódio da primeira temporada.
Lauren S. Hissrich (Demolidor e Defensores) será o showrunner da série e principal responsável pela sua produção.