O site Video Games Chronicle, revelou recentemente que fontes internas da Sony revelaram que no dia em que a empresa anunciou oficialmente que a PlayStation 5 chegaria as lojas no final de 2020, houve uma demissão massiva, principalmente nas divisões europeias da empresa.
De acordo com as fontes, diretores da Sony Interactive Entertainment America, visitaram vários escritórios da Sony Interactive Entertainment Europe, em Londres, na última terça-feira (08), onde anunciaram que a empresa estaria a sofrer uma reestruturação de diversas divisões, incluindo markeing e relações publicas.
Porém, a reestruturação não se limitou apenas a Europa, com pelo menos um funcionário do setor criativo da Sony Interactive Entertainment America, a anunciar demissões massivas também nesse setor da empresa.
I was part of the creative services team at #PlayStation that got #laidoff today. This group of talented & passionate people are out of a job & now #lookingforwork. If you’re hiring for project coordinators, managers, & designers please post below!
— JC (@JC_Art_) October 8, 2019
O site revela ainda que as suas fontes, disseram que no último ano, a divisão norte-americana tem aumentado a sua influência sobre as outras divisões como um todo, e que inclusive, já planeiam centralizar as operações globais da marca PlayStation.
De destacar que até então as divisões de cada país e continente tinha uma grande autonomia entre elas, sendo possível dar maior ênfase aos seus próprios jogos e definir o orçamento de marketing para cada um deles. Um dos exemplos citados, foi o PlayStation Move, que recebeu uma campanha de marketing muito maior na Europa.
O site também revela que funcionários da divisão europeia temem que a divisão norte-americana assuma realmente o controlo total das divisões, a reduzir de maneira drástica a influência e comunicação com outras divisões ao redor do mundo. Como exemplo, citaram mesmo, que a divisão europeia da Sony, nem sequer soube que a empresa faria o anúncio com detalhes da PlayStation 5 nesta semana, a descobrirem ao mesmo tempo que os jogadores.
O site Video Games Chronicle, afirma que tentou entrar em contacto com a Sony, porém, não obtiveram resposta sobre o assunto.
Entretanto, a principal concorrente da Sony, a Microsoft reagiu à notícia com o responsável pelo marketing da Xbox, Aaron Greenberg a publicar um tweet, onde afirmou que lamenta ouvir as últimas notícias e que a Xbox está a contratar para vários setores na sua sede em Seattle, EUA.
Sorry to hear the news, if folks are open to being in Seattle we do have some roles posted. If I can do anything to help those in the industry impacted please let me know. Start here and you can filter by Xbox: https://t.co/L17Q4Lfiip
— Aaron Greenberg (@aarongreenberg) October 9, 2019
Thank you so so so much!!! The out pour from the community is really showing. 😭🥺 really greatful and will be looking into the positions you mentioned and passing it on to my colleagues!
— JC (@JC_Art_) October 9, 2019
I followed you so feel free to DM me if any questions. Keep your head up, industry is growing and there are a lot of good jobs out there. I’m here if I can help!
— Aaron Greenberg (@aarongreenberg) October 9, 2019