Em 2015, Hideo Kojima e a Konami iniciaram uma guerra aberta que até hoje continua um mistério quais foram os reais motivos, mas entre eles estavam problemas relacionados ao desenvolvimento de Metal Gear Solid V.
Desde então, Kojima foi demitido da empresa, fundou o seu próprio estúdio com ex-funcionários da Konami que trabalhavam com ele e anunciou Death Stranding. Depois disso, as coisas pareciam estar mais calmas, só que a paz não durou muito tempo. Durante a Tokyo Game Show 2016, questionaram Kojima sobre Metal Gear Survive e a resposta não foi das mais amigáveis:
Kojima disse não saber nada sobre o projeto, afinal já não está na empresa. Porém na opinião dele, Metal Gear é uma franquia de espionagem e ficção política, sendo assim, ele não vê a necessidade de zombies aparecerem no jogo.
De acordo com a Nikkei, essas palavras não caíram bem dentro da Konami e recentemente a empresa nipónica enviou uma carta a Kojima a mencionar uma suposta tentativa de prejudicar a imagem da empresa. Até o momento, a Kojima Productions não se pronunciou sobre o assunto.
Ao que tudo indica essa confusão ainda está longe de ter um final e não parece que será pacifico.