Mesmo a planear fazer com que a PlayStation 4 ultrapasse as 100 milhões de unidades vendidas, a Sony já começou a olhar para o futuro.
Em entrevista com o site alemão Golem, o CEO da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, disse que a PlayStation 5 será o próximo foco da empresa. No entanto, não será um projeto para brevemente, ainda faltando algum tempo até ao seu eventual lançamento.
Layden ainda reforçou que, assim como Mark Cerny, acredita no sistema de “gerações de consolas” pois é algo muito bom e filosoficamente a empresa acredita nisso, sendo a PlayStation 4 Pro um lançamento de “meia geração”.
Layden ainda falou sobre o mercado de videojogos, onde explicou que os lançamentos atuais não seguem exatamente um cronograma padrão. De acordo com ele, agora a empresa publica jogos de alta qualidade a qualquer momento do ano e não mais em períodos específicos como férias. Horizon: Zero Dawn foi citado como um exemplo de sucesso dessa nova filosofia.
Para finalizar, ele afirmou que as consolas não vão seguir o mesmo caminho dos smartphones, com lançamentos anuais, mesmo com a geração PlayStation 4 sendo dividida em duas partes.