Com o aproximar do lançamento das consolas de nova geração (PlayStation 5 e Xbox Series X/S), para além das próprias consolas, grande parte dos jogadores também vão comprar novas TVs e monitores, para assim desfrutar dos seus jogos em 4K.
Porém, naturalmente isso não é um padrão já que nem todos vão optar de imediato por essa reestruturação completa e infelizmente, principalmente para os entusiastas do PC que pretendem optar pela PlayStation 5, há uma triste confirmação.
Foi confirmado por um porta-voz da Sony a equipa da IGN Itália que a PlayStation 5 não terá suporte a resolução de 1440p nativa, decisão que certamente não irá afetar aqueles que optam por TVs para desfrutar dos seus jogos, mas que deixam um sabor amargo para os jogadores que utilizam monitores para jogar.
Isso porque, a grande maioria das TVs disponíveis no mercado utilizam resoluções em 1080p ou 4K, com TVs com resolução em 1440p sendo algo extremamente raro de encontrar nas lojas. Entretanto, monitores com resolução em 1440p são até bastante apreciados pelos jogadores do PC já que oferecem uma qualidade gráfica superior ao FullHD e para locais da casa como quartos são ideais devido à redução no espaço disponível.
Mas, na prática o que isso significa? A utilizar como exemplo, Demon’s Souls que já foi confirmado ter um modo que irá priorizar a qualidade gráfica com resolução em 4K e também um modo que irá priorizar o fps, a reduzir a resolução para 1440p, caso o jogador opte por um monitor com resolução de 1440p, ao escolher o modo que prioriza o fps, o jogo, na verdade, será transmitido em 1080p.
Já em casos onde o jogo esteja a correr em 4K e a resolução em determinados momentos do gameplay sofrer uma queda para os 1440p, o jogo provavelmente irá manter os fps, mas estará sendo transmitido com um upcale para 4K.
De destacar que a Microsoft já confirmou que tanto a Xbox Series X quanto a Xbox Series S terão suporte a 1440p nativo.
A PlayStation 5 será lançada no mercado nacional dia 19 de novembro de 2020.