Com o lançamento mundial marcado para a próxima segunda-feira, 03 de dezembro, a Sony aproveitou o momento para divulgar um vídeo de unboxing da PlayStation Classic e reforçar algumas novidades e mudanças desta versão.
Assim como já aconteceu com as consolas clássicas da Nintendo (NES e SNES) essa versão da primeira consola domestica da marca PlayStation mantém o aspeto da consola original, porém, 45% menor que a original e já traz incluído na sua memória interna cerca de 20 jogos. A PlayStation Classic incluirá ainda um cabo HDMI para ligar a consola a sua TV e desfrutar dos jogos com resoluções que variam entre os 480-720p, sendo possível haver um modesto upscaling a depender da TV utilizada.
Na caixa ainda estará incluso um cabo USB que funcionará como fonte de alimentação, sendo possível liga-la a um adaptador CA USB (vendido separadamente) ou também através de um adaptador utilizado em smartphones. Essa versão apenas será compatível com as duas replicas dos comandos originais da PSOne, não sendo assim possível utilizar os comandos originais ou mesmo os comandos da PS2, PS3 ou PS4.
A PlayStation Classic também não terá nenhuma conexão a internet e não será possível adicionar outros jogos a sua memória interna.
Apesar do seu design igual à consola original, como já havia sido revelado anteriormente a PlayStation Classic não terá suporte para discos, porém, a Sony encontrou uma maneira interessante dar utilizar aos três botões principais da consola. O Power mantém a sua função original, a desligar e ligar a consola. O botão Reset funcionará de maneira semelhante ao botão PlayStation no DualShock 3 e 4 ao permitir que o jogador vá até ao menu principal, sendo possível alterar o jogo ou a qualquer momento voltar ao exato ponto onde parou.
Já o botão Open, que no original serviu para abrir o compartimento do disco, será utilizado para trocar de maneira virtual o disco em alguns jogos, como, por exemplo, Metal Gear Solid ou Final Fantasy VII, que traziam no original outro disco, então quando surgir a mensagem no ecrã para inserir o “Disco 2” basta o jogador pressionar esse botão e a consola irá reconhecer que um “novo disco foi inserido”.
Outra novidade interessante e muito bem-vinda é relativa aos saudosos Memory Cards. Os jogadores que tiveram a oportunidade de experimentar a consola original, com certeza recordam de viver grandes dilemas a medida que adquiriram novos jogos, já que o Memory Card possuía apenas 15 slots de save. Sendo assim, o jogador era forçado em algum momento a adquirir um novo ou devido ao seu alto custo quando foi lançado apagar saves de jogos que já tinha finalizado para abrir espaço para os novos.
Felizmente esse tormento não será vivido com a PlayStation Classic, já que a consola não traz 15 slots internos como um todo, ela traz 15 slots para cada jogo instalado, ou seja, no total o jogador poderá desfrutar de 300 slots para salvar o seu progresso nos 20 jogos pré-carregados na consola. Porém, ainda será possível eliminar os saves (vale lembrar que alguns jogos utilizam múltiplos slots) e como não traz recursos online ou de guardar os dados na nuvem, a eliminação é permanente.
Para finalizar, a Sony destacou algo que irá fazer muitos jogadores sentirem uma grande nostalgia a cada vez que ligarem a consola, já que a abertura e áudio clássico da PSOne original será utilizado, como podem ver abaixo:
PlayStation Classic será lançada no dia 03 de dezembro de 2018 no Japão, América do Norte e Europa, por um preço recomendado de 99.99€ e com unidades limitadas, já sendo possível inclusive realizar a pré-reserva nas principais lojas. Podem ver a lista completa dos jogos incluídos na consola aqui.