Depois de todo o caos que o COVID-19 causou nas diversas indústrias, inclusive dos videojogos, talvez o assunto mais relevante das últimas semanas, foram os vazamentos de diversos conteúdos do jogo The Last of Us: Part II, e com informações importantes do jogo, também surgiram diversos rumores sobre quem teria divulgado essas informações.
E na última sexta-feira (01) a Sony confirmou ter identificado os responsáveis pelo ato. Num comunicado enviado ao site Polygon, a empresa esclareceu que os vazamentos não foram causadas por pessoas relacionadas à Sony Interactive Entertainment e nem por pessoas relacionadas à Naughty Dog, como muitos afirmavam.
Infelizmente, a Sony não revelou informações adicionais sobre o ato, a alegar que toda a situação encontra-se sob investigação.
Vale lembrar que o vazamento divulgou informações importantes sobre a história de The Last of Us: Part II, com no mínimo 2 horas de conteúdo tendo sido divulgados, com diversas informações sobre a narrativa, troféus, acontecimentos chocantes e muito mais.
Paralelo a isso, o ex-jornalista do site Kotaku, Jason Schreier, comentou através do seu Twitter sobre o vazamento e trouxe novas informações.
De acordo Schreier, após conversar com duas fontes que tiveram acesso a informações sobre a investigação, foi confirmado que realmente não, foi algo causado por funcionários da SIE ou Naughty Dog, na verdade, foi um ato causado por hackers.
Os hackers terão encontrado uma vulnerabilidade num jogo antigo desenvolvido pela Naughty Dog e, através dele, tiveram acesso aos servidores do estúdio. Schreier também esclareceu que os rumores que indicavam ter sido um ato de protesto de um desenvolvedor, são totalmente infundados, já que a Naughty Dog inclusive, aumentou os ordenados e benefícios de saúde dos seus funcionários devido ao COVID-19.
Além disso, um outro utilizador explicou de maneira detalhada através de uma thread no Twitter como tudo aconteceu. De acordo com ele, a pessoa que teve acesso ao servidor não foi a mesma que divulgou as informações. Ele também esclareceu que é relativamente fácil obter um kit de desenvolvimento, então mesmo que o conteúdo obtido pelos hackers, tivesse a necessidade de um kit para correr, isso não foi nem de longe a parte mais difícil de todo o processo, isso inclusive, explica o motivo dos vídeos terem códigos de programação o que levou muitos a acreditarem que o vazamento tinha sido um ato interno ou de um tester.
The Last of Us: Part II será lançado em exclusivo para PlayStation 4 no dia 19 de junho de 2020.