Após o fracasso de mercado da PlayStation Vita, a Sony teria dois possíveis caminhos a seguir, pensar o mais rápido possível numa sucessora ou manter-se afastada do mercado portátil e que que tudo indica, será realmente o segundo caso.
Em entrevista ao Bloomberg, o chefe da divisão de videojogos da Sony, Andrew House, disse que o potencial das consolas portáteis na era do smartphone é limitado, sendo um bom exemplo disso, na opinião dele a própria PlayStation Vita que fora do mercado oriental, não recebeu uma grande demanda.
No entanto, a Nintendo 3DS não demonstra minimamente sinais de estar a perder espaço nesse mercado e a própria Nintendo Switch tem dado indícios fortes do seu sucesso desde o lançamento, apesar de não ser exclusivamente portátil.
Porém, na opinião de House a Switch é um produto diferente já que é uma consola híbrida e por isso a abordagem e a estratégia de venda é diferente, e a Sony não vê isso como uma oportunidade de mercado.
Ele também afirmou que apesar do sucesso da Switch, esse não teve um impacto significativo nas vendas de consolas e jogos da Sony, com isso, House acredita que não é uma consola que vem competir e sim adicionar ao mercado, já que a própria Nintendo possui uma estratégia diferente da Sony.
Ou seja, com tudo isso o sonho daqueles que gostam de uma experiência portátil de ver o anúncio de uma sucessora da PlayStation Vita está cada vez mais distante de um dia tornar-se realidade.